Condeúba: Toma posse o 15º Padre na Paróquia de Santo Antonio de Pádua

Por Oclides da Silveira

20170510_204156Nossa Igreja foi fundada em 1785 por tanto há 232 anos ainda como Capela e passou a ser Paróquia a partir de 19 de Maio de 1851, já está com 156 anos. Neste período se passaram 14 padres pela Paróquia de Santo Antonio em Condeúba, os quais foram: Belarmino, João Gualberto, Waldemar, Aquino, Homero, Itamar, Ademar, Paulo Âmbar, Odilon, Ticiano, Vicente, Giuliano, Osvaldino, Noé e agora José Silva.

Tomou posse ontem dia 10 de maio de 2017 o 15º Pároco para comandar a Paróquia de Santo Antonio em Condeúba. Padre José Silva Figueiredo com 45 anos de idade, filho de Addemelando e Avelina, nasceu em Macaubas/BA., tem mais 6 irmãos, foi ordenado padre em 28 de outubro de 2000, portanto há quase 17 anos de ordenação.

Padre José Silva além da formação de Teólogo, fez Mestrado em Filosofia. Pós-graduado em Movimentos Sociais, Organização Populares e Democracia Participativa. Atividades Diocesana: José Silva foi coordenador das Pastorais Sociais e professor de Teologia para leigos. Passou pelas Paróquias de Botuporã/Caturama de 2000 a 2001 e Brumado de 2002 a 2014.

A posse do Padre José Silva foi feita pelo Bispo da Diocese de Caetité Dom Carvalho que esteve acompanhado do Monsenhor Alex de Guanambi e dos Padres Isaías de Riacho de Santana, Manoel da cidade de Cordeiros, Antonio de Piripá e Mario de Tremedal. Posse essa que ocorreu na Matriz de Santo Antonio com muita alegria, a qual esteve lotada pelos fiéis que compareceram para presenciar os atos da entrega das chaves da Paróquia e outros, além do juramento de fidelidade e lealdade feito pelo Padre José Silva ao Bispo Dom Carvalho e por último a assinatura de posse.20170510_215140Padre José Silva chegou em Condeúba acompanhado de seus pais, irmãos e uma grande caravana de amigos. Em contrapartida foi muito bem recepcionado pelos condeubenses que compareceram em massa para prestigiá-lo, a partir do Coral de Santo Antonio com mais de 40 vozes que deu um verdadeiro show.20170510_214317O Prefeito de Condeúba Silvan Baleeiro esteve presente na celebração e deu as boas vindas ao novo Pároco José Silva e disse, o Senhor está chegando em nossa cidade num momento especial, pois estamos comemorando o aniversário da cidade que será no próximo dia 14 de maio, em seguida entraremos nos festejos de Santo Antonio e São João, por isso, seja muito bem vindo em nossa comunidade, concluiu o Prefeito que esteve acompanhado de sua vice Mara, vereadores e secretários municipais.

O Padre José Silva foi homenageado com uma bela mensagem lida pela Líder de Pastorais Eva da RCC e presenteado pelos movimentos paroquiais com alguns mimos e flores. Já Dom Carvalho por sua vez recebeu de presente um exemplar do livro “Sua gente, sua história” do Professor Agnério.20170510_214638Encerrando a celebração da Santa Missa de posse, o Padre José Silva fez uso da palavra para agradecer ao Bispo Dom Carvalho que confiou  nele a grande missão de administrar essa histórica Paróquia de Santo Antonio, agradeceu também aos Padres que compareceram neste ato de posse. Em seguida Padre José Silva chamou à frente do altar seus pais e demais familiares além de muitos amigos que vieram de Brumado, Ibitira e outras cidades.

Padre José Silva agradeceu o Prefeito Silvan e todos os demais fieis que compareceram ali naquela celebração. Disse ainda eu não trouxe nenhum projeto pronto para ser aplicado aqui, mas venho com o coração aberto para que junto com vocês possamos descobrir as necessidades da Paróquia. Vamos fazer com que a palavra do Evangelho seja vida em nossas vidas concluiu o Padre José Silva, que demonstrou ser um grande comunicador, mesmo porque tem currículo de sobra na área. Ao final das palavras do Padre José Silva, a Assembléia o aplaudiu de pé, demonstrando muita esperança neste novo Pastor, que hora acabamos de receber. 20170510_220944Ata de Posse assinada pelo Padre José Silva Figueiredo

Fotos JFC.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

3 comentários sobre “Condeúba: Toma posse o 15º Padre na Paróquia de Santo Antonio de Pádua

  1. Padre José! Quanta alegria fazer parte de um momento tão especial para o Senhor! Conhecemos seu carisma, sua acolhida em Belo Horizonte, nas comunidades da Paróquia Santa Mônica. Somos muito gratos a Deus por sua estada em nossa casa. Serás sempre bem vindo…
    Que Deus continue iluminando seus caminhos e lhe fortalecendo, para que o senhor cumpra cada missão que o Pai Celeste lhe confiar com devoção e honra, como já o faz…
    Que cada condeubense, receba desse seu imenso coração acolhedor o calor de sua dedicação à palavra e que por meio dela, o senhor leve vida e paz àqueles que mais necessitarem da misericórdia de Deus Pai!
    Bárbara Figueirêdo e Ministério da Música em Paróquia Santa Mônica-Belo Horizonte/Minas Gerais

  2. Com o colorido e a harmonia do Coral Santo Antônio a Comunidade Paroquial recebeu o seu novo Pároco Padre José Silva. Foi uma noite celebrativa muito marcante para a continuidade da vida pastoral e espiritual dos cristãos condeubenses. Que Deus o ilumine para que possa nos ajudar a construir o Reino dos Céus, como nossa Casa Definitiva.
    Padre José Silva, seja bem-vindo à nossa Igreja!

  3. O Pe José Silva também recebeu o livro “Condeúba, sua história, seu povo”. Vamos trabalhar juntos e ajudar o novo vigário nos mais diversos serviços eclesiais, pastorais e missionários de nossa igreja local. Há muita coisa a organizar, ajeitar e agilizar. Uma delas é a Pastoral Litúrgica que não está devidamente implantada. As principais pastorais mínimas de uma paróquia são: litúrgica, Catequética e Dízimo. Todas elas precisam de reforço, o que é normal em qualquer órgão, quanto mais na igreja que depende de voluntários para esses serviços. “Deus toma conta”, como dizia Pe. Noé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *