Tarifa zero: Conquista na linha de frente pela aprovação
A implantação da Tarifa Zero nos transportes públicos brasileiros é uma das reivindicações da FNP, Frente Nacional das Prefeitas e Prefeitos. Na última semana inúmeros gestores e gestoras públicos se reuniram no Rio de Janeiro para tratar da Mobilidade Urbana e o assunto foi tema do encontro. Convidada a discursar, a prefeita Sheila Lemos demonstrou seu apoio integral à gratuidade do transporte público.
Mas este não foi nem o primeiro, nem o único momento que a prefeita de Vitória da Conquista se manifestou sobre o assunto. Ela tem buscado apoios em Brasília para conseguir a aprovação da PEC 25/2023 junto à Câmara dos Deputados.
O envolvimento da prefeita, que tem sido voz ativa na FNP em relação à Tarifa Zero, já vem desde o ano passado, quando a Proposta de Emenda à Constituição foi apresentada, em maio de 2023. Em novembro ela foi a Brasília tratar do assunto e recentemente deu entrevista a uma rádio local falando de sua posição favorável à tarifa.
“Esta aprovação depende do Congresso Nacional e vai ter o financiamento das três esferas de governo, federal, estadual e municipal. O que temos tentado é fazer a sensibilização dos deputados, mostrando que se trata de justiça social. Afinal, o transporte, junto com a alimentação, consomem quase todo o orçamento das famílias economicamente desfavorecidas”. Afirmou Sheila Lemos, acrescentando: “Quem estiver disposto a lutar com a gente, de forma séria e robusta será bem-vindo. Cerramos fileiras pelo bem-estar da população independente de filiação partidária dos envolvidos . A própria FNP, que é pluripartidária, é exemplo disso. Mas não podemos admitir que algo de extrema importância para a população seja usado com interesses políticos em ano eleitoral, queremos compromisso de fato com o tema”, finalizou a prefeita.
Comentários