Semana da Consciência Negra

 

Linda evolução da dança baiana apresentada pelas garotas da Comunidade do Olho d’Água que tem como líder Kawane Silveira

Foi realizado ontem domingo, 20 de novembro de 2022, o Dia da Consciência Negra na Comunidade Quilombola do Tamboril. A abertura das comemorações deu-se às 13h30min., com uma bela reflexão feita pelo grande orador Paulo Henrique. “Ele apresentou grãos de feijão preto numa peneira como a boa semente que se plantando e cuidando dá bons frutos, como todas as outras qualidades de feijão, não importa a cor. Assim acontece com o ser humano, não importa a cor, o que temos a fazer é plantar a semente do bom diálogo, respeitando uns aos outros, todos somos iguais independentemente de cor, raça ou crença”, finalizou Henrique convidando a todos para fazer juntos a horação universal do Pai Nosso.

O grande orador Paulo Henriue fazendo uma reflexão do feijão preto, ladeado pelo chefe do cerimonial Valdenor e o ex-presidente da comunidade “Zé de Creuza”

O cerimorinal foi feito com grande qualidade pela bela locução do professor Valdenor Pereira da Silva, que inicialmente agradeceu a presença de todos em especial a dos vereadores Carlito e José Reis e do ex-vereador Silvano Santos, do palestrante Nelson Nunes além do Diretor das Escolas do Campo Juari Nascimento. 

A esq. Arlindo, Nelson, Mnoel Pequeno e o vereador Carlito, o palestrante Nelson Nunes é Membro do Conselho Quilombola de Vitória da Conquista

O encerramento estava previsto com um grande show de Soares do Forró, porém foi cançelado por conta das chuvas que cairam naquele momento.

Mais uma vez a Comunidade Quilombola do Tamboril que é referencia do Quilombo em Condeúba, demonstrou uma grande firmeza na defesa dos direitos dos negros, sua cultura e da igualdade racial.  

As exibições foram brilhantes, nunca se viu um desfile de cultura “afromissigenada” com tamanha qualidade e beleza, perdeu quem não foi assistir, essa grande festa em face do Dia da Consciência Negra na Comunidade Quilombola do Tamboril.

A seguir o chefe do cerimonial professor Valdenor anunciou a primeira exibição da tarde, que foi a Escola Dário de Oliveira Lima e assim continuou conforme orgranograma abaixo.

Fotos: Oclides/JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail