Profetas e apóstolos comunistas?

– Por Levon Nascimento

Para aqueles que manipulam a fé religiosa, assustando a todos com o fantasma do comunismo inexistente, pergunto se Isaías, o escritor bíblico, foi comunista ao profetizar a seguinte passagem:

“Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite” (Is 55,1).

E os primeiros seguidores de Jesus que, segundo a descrição dos Atos dos Apóstolos, viveram numa espécie de comunismo primitivo?

Não acredita? Leia o próprio texto:

“Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração” (At 2,44-46).

Fica claro que o modelo do sonho de Deus cabe menos no neoliberalismo de “auto-ajuda” e “meritocracia” do que em formas alternativas de organizar a economia.

Talvez, a Economia de Francisco e Clara seja mais certeira ao Evangelho.

Porém, os pseudo-cristãos, ultraconservadores, gritam contra as ideias do Papa argentino. Gritariam a Jesus, também, e o crucificariam de novo, obviamente. Para eles, só o mito $alva.

É! Para a turma que segue o falso messias mitológico, uma boa exegese bíblica causaria curto-circuito. Que cause.

Convertei-vos e crede no Evangelho! Eis o tempo favorável.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail