Condeúba: Realizada a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, com pauta bem reduzida

Por Oclides da Silveira

Início dos trabalhos, momento da oração do Pai Nosso

PEQUENO EXPEDIENTE: Nesta quinta-feira dia 9 de maio de 2019, foi realizada a 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, com pauta bem reduzida. Houve inicialmente a entoação do Hino Nacional depois o vereador Adailton Ramos  professou os encaminhamentos e todos rezaram a oração do Pai Nosso. O Presidente vendo que tinha numero legal, declarou aberta a Sessão e designou que o Secretário Reginaldo fizesse a leitura da Ata da Sessão anterior. Depois foi lido também o Ofício 020/2019. Na sequencia foi lido a Indicação nº 025/2019 de autoria do vereador Maurilo Guilherme solicitando do Prefeito que fizesse a limpeza de ruas e retirasse as águas que correm a céu aberto nas ruas do Bairro Divino Espírito Santo. Por último foi lido o Projeto Moção de Aplausos nº 02/2019 de autoria do vereador Maurilo Guilherme, no sentido de  reconhecer publicamente o trabalho realizado pelo grupo de Teatro da Igreja Matriz.

GRANDE EXPEDIENTE: 

Vereador e Presidente do Legislativo Maurílo Guilherme de Sousa

Maurilo Guilherme – PT. Usando a tribuna disse: “Saúdo a todos e quero nesse momento falar sobre a minha Indicação nº 025/2019 que se trata de tomar as providências urgentíssima com relação a limpeza das ruas, fazer a carpinagem e retirar as águas de esgoto sobres as ruas do bairro divino Espírito Santo. Essa está sendo seguramente 30 indicações que fiz até agora e fui atendo até agora por aproximadamente 2 Indicações. Para nós vereadores fica difícil agirmos sozinhos, temos que ter a compeenção do Prefeito e a participação da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Quero fazer aqui uma denuncia sobre o rapaz que distribui água da região do Capim Grosso e Tostado. O rapaz que solta essa água tem feito marcação política. Pois, ele trabalha e recebe, porém não cumpre com a demando e a necessidade do povo por sua integridade. Sobre o Projeto de Moção de Aplausos que fiz no sentido de que esta Casa de Leis faça o devido reconhecimento ao talento do Grupo de Teatro da Igreja Matriz, que há mais de 25 anos vem trazendo muita alegria por onde passa. Cerca de 80 integrantes do grupo que é formado pelas Pastorais de orações, RCC, e outros. Por isso peço a todos os vereadores que votem conosco nesse projeto de Moção de Aplausos”, afirmou Maurilo.

Vereador Adailton Ramos Vieira

Adailton Ramos – PCdoB. Usando a tribuna disse: “Agradeço a participação do grande público que compareceu durante as disputas do VII Campeonato de Futsal do Divino que acabamos de organizar, estimado em torno de 1.500 pessoas que compareceram durante o campeonato, foi muito sacrificado por um lado, porém gratificante pelo outro. Sacrificante pelos custos que são muito alto e tivemos poucas ajudas, a Prefeitura só pagou a arbitragem, o ex-Prefeito Guto nos ajudou. Quero aqui fazer uma reclamação sobre uma indicação que fiz aqui de forma verbal. Indique ao Prefeito Silvan que colocasse lâmpadas no Bairro Divino, em frente a quadra e a escola Dário Lima está escuro, na saída para a Feirinha em frente a casa do Prefeito está escuro sem lâmpada, na saída para caculé tem postes mas não tem braços. Na gestão anterior tinha uma equipe de profissionais só para fazer reparos de lâmpadas, hoje não tem mais, estamos vendo lâmpadas acesas durante o dia e outras apagadas no período noturno, lamentável”! Indignado concluiu o vereador Adailton Ramos.

Vereador Reginaldo Sobrinho do Nascimento

Reginaldo Nascimento – PSB. Usando a tribuna cumprimentou todos os presentes e disse: “Quero cumprimentar o Prefeito Silvan Baleeiro pelo patrolamento das estradas da Cerquinha, Riacho Seco, e está indo até o Distrito do Alegre. Estive em Salvador protocolando pedido para a reconstrução das barragens do Riacho Seco e da Lagoa do Curral, fiquei muito triste com o que vi lá, o desmanche do DENOCS. Que pena! uma entidade tão tradicional do Governo Federal que prestou tantos bom serviços ao povo e hoje se encontra totalmente abandonado pelo Governo Federal. Hoje teve aqui neste plenário uma reunião pequena é verdade, mas muito interessante com as entidades da ANA e INEMA. Eles tem toda um planejamento para distribuição de água. Os municípios que recebem água do açude Champrão Piripá e Cordeiros não se fizeram presente nesta reunião e também não cumpriram com que foi tratado, deixou de indicar os nomes para uma cumissão que foi montada em outras reuniões. Quero falar aqui agora sobre a reinauguração da reforma do Hospital Municipal, bem como seus aparelhos novos que foram comprados e instalados como raio-X, sala de estabilização entre outros, quero parabenizar todos os deputados que se empenharam nesse processo, foram eles Waldenor Pereira, Paulo Magalhães e Fabíola Mansur. O que o vereador Maurilo disse procede e tem que ser resolvido, sua indicação vai ser atendida, tanto é que o Prefeito já mandou fazer um levantamento de custos e o projeto em si para retirar as águas das ruas, mesmo porque o clima de dengue está muito latente em toda a região. Eu sempre congratulo com o vereador José Reis, quando ele fala da falta de carro no Distrito do Alegre, mas o Prefeito já decidiu e vai mandar duas ambulâncias uma para o Alegre e outra para a Feirinha. O Médico vai começar atender no Alegre duas vezes por semana nas terças e quintas-feiras”, disse Reginaldo.

Vereador Silvano dos Santos Pereira

 

Silvano dos Santos – PT. Usando a tribuna disse: “A Mandassaia de baixo está com dificuldade de abastecimento de água, está sendo atendida através de caminhão pipa, porém não está atendendo a demanda. Venho aqui cobrar minha indicação para encanar água lá da barragem dos Ferreiras, como o Prefeito Silvan me garantiu. As estradas da região estão em estado crítico. Fiz uma Indicação e fui atendido, quero aqui agradecer o Prefeito por isso, solicitei um carro para a Associação e foi entregue para ajudar exclusivamente na área da saúde, mas ainda é pouco a demanda tem sido muito maior. Quero parabenizar o vereador Adailton pela organização do campeonato de Futsal do Divino, foi muito grande o movimento deste ano. Quanto ao Projeto de Lei nº 9/2019 eu como Relator das Comissões, inicialmente colocamos uma Emenda reduzindo o prazo de pagamento para 36 meses, porém foi rejeitada, esse Projeto tudo indica que deve ser votado na próxima Sessão “, finalizou o parlamentar Silvano.

ORDEM DO DIA:

Foi colocado em votação a Moção de Aplausos nº 002/2019, a qual foi votada e aprovada por unanimidade. Esgotada a pauta e nada mais havendo a se tratar, o Presidente Maurílo Guilherme agradeceu a presença de todos e deu por encerrado a Sessão. Estiveram prestigiando a Sessão os Presidentes dos Partidos Neaci Rodrigues do MDB, José Batista do PCdoB, Edgar Severiano de Almeida Gerente do Banco do Brasil e Elenita Duarte Articuladora do Selo Unicef.

Sua excelência a platéia

Fotos: JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.