Condeúba: Assistência Humanitária (AH) do Governo Federal aos desabrigados do Baixão, chegou depois de 8 meses

Por Oclides da Silveira

O coordenador da Defesa Civil do Município Sergio Ribeiro Rocha fazendo a chamada dos contemplados ao lado o Prefeito Silvan que participou de todo o processo

Nesta manhã de sábado dia 6 de julho de 2019, a exatos 8 meses e seis dias que ocorreu a grande catástrofe do Baixão, chegou hoje da Assistência Humanitária (AH) concedida pelo Governo Federal, certo que a Prefeitura já havia socorrido alguns desabrigados com manutenção de reconstrução de muros, aterramentos de alguns quintais, reconstrução dos muros do Cemitério do Baixão,  reposição de parte do aterro da banca da Barragem da Canabrava, entre outros.

O Prefeito Silvan Baleeiro dando explicações sobre o a burocracia enfrentada para atender o povo que sofreu danos materiais com a chuva de 31 de outubro de 2018

Criamos a Lei para que o Poder Público Municipal pode ajudar as pessoas mais vulneráveis através de doações, sempre por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Essa Assistência Humanitária  foi na ordem de 22 mil reais, sendo que 9 mil reais serão destinados para as três famílias como aluguel social que são Edileusa de Condeúba, Edival Alves e Maria Ana daqui do Baixão. Deslocamos para ajuda no município um valor da ordem de 100 mil reais, sendo que 50 mil será concedido para as vítimas daquela enchente do dia 31 de outubro de 2018″, Afirmou o Prefeito Silvan.

A Ajuda Humanitária veio através de KITS, como: Kit Alimentação composto de água mineral, arroz, feijão, farinha de mandioca, floco de milho, sardinha, açúcar, sal, macarrão, leite em pó e óleo. Kit Dormitório: Colchão, lençol, travesseiro e fronha. Kit Higiene Pessoal: Desodorante, sabonete, toalha de banho, absorvente, creme dental e escova dental. Kit Limpeza Ambiental: Saco plástico 50 litros, vassoura, rodo, pá para lixo, sabão em barra, sabão em pó, balde de 10 litros, par de luva de borracha, lã de aço e esponja de aço.

A Secretária Municipal de Assistência Social Naná Batista dando as coordenadas para aqueles que foram contemplados com o vale padrão que foi concedido pela Prefeitura

A Secretária Municipal de Assistência Social Naná Batista disse: “Estivemos esse tempo todo buscando meios legais para poder prestar uma ajuda mais adequada e principalmente a todos os atingidos pela enchente e também aos mais vulneráveis. Sempre tivemos o cuidado de visitar as pessoas atingidas, nossas Assistentes Sociais visitaram todos os aqui inscritos e relacionados, para constatar a veracidade dos fatos”, concluiu a Secretária.

A vereadora Nena fazendo seus agradecimentos ao Prefeito e aos demais membros envolvidos nesta questão humanitária

A vereadora Nena aproveitou o momento para agradecer a todos que estiveram diante dessa batalha toda o tempo todo, agradeceu em especial ao Prefeito Silvan pela sua disposição quando foi solicitado no início e até agora, ele não mediu esforços para nos atender, agradeceu também a Secretária de Assistência Social Naná pela parceria e também ao coordenador da Defesa Civil do Município Sergio Ribeiro Rocha.

O coordenador da Defesa Civil Municipal Sergio Ribeiro Rocha disse: “Cada kit foi montado sua quantidade dos itens de acordo com o numero de pessoas por família. Essa Assistência Humanitária é distribuída para as pessoas que foram atingidas pelas chuvas em geral e que tiveram prejuízos com a mesma, independente de condições financeira de cada um”, completou Sergio.

 A entrega dos kits aos seus beneficiários, ocorreu na sede da Associação dos Trabalhadores Rurais do Baixão, onde estiveram presentes e ajudando no processo dentre outros colaboradores, o Presidente da própria Associação Helio Carlos e o Presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais do Olho d’Água e Canabrava – (Atracana), Gabriel  dos Santos Cordeiros.

Fotos: JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.