Após denuncias, Prefeitura diz que “garante atendimento veterinário” aos animais do Curral Municipal

A reforma do Curral Municipal, localizado a 12 km da zona urbana de Vitória da Conquista, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Militar, na BA-262, está em fase de conclusão. O equipamento é mantido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep). Só de janeiro a dezembro deste ano, o curral recebeu 484 animais.

No último final de semana, um vídeo viralizou nas redes sociais e repercutiu na cidade. As imagens foram gravadas por um homem que é vizinho do curral. Na denúncia, ele diz que os animais sofrem mal tratos no local, que não são cuidados e não recebem alimentação.

No entanto, a imprensa esteve no curral municipal nesta segunda-feira (18) e verificou que os animais recebem atenção e cuidados. De acordo com informações colhidas no local e a averiguação da situação, foi constatado que os animais recebem alimentação e os cuidados necessários.

Nesta segunda-feira (18), foi dia da visita da médica veterinária que acompanha os animais. Alguns receberam medicamentos, higienização das feridas e recomendações para os servidores que atuam no local foram passadas.

De acordo com funcionários do local, a alimentação, medicamentos e o cuidado são garantidos pela Prefeitura. Segundo ele, o problema é devido a situação que muitos animais são resgatados e chegam ao curral. Eles relataram que os que chegam a óbito é em decorrência da gravidade dos problemas e maus tratos que sofriam anteriormente.

A Prefeitura explicou que o  atendimento veterinário tem sido realizado por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa). De abril deste ano – quando o Casa foi inaugurado – até julho, foram 45 atendimentos, realizados uma vez na semana e sempre que há alguma urgência.

O número de animais recolhidos nas vias públicas do município, de janeiro a julho deste ano, foi de 311 equinos. Em agosto, 71 animais  deram entrada no curral. Desses, 10 foram doados e seis passaram pelo processo de eutanásia.  De 1º a 17 de setembro, o curral já recebeu 102 animais de grande porte, dos quais, quatro foram doados, um morreu e um será encaminhado, nesta segunda-feira, para a eutanásia.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail