Pesquisa Eleitoral: Lula mantém 44% e Bolsonaro cai para 31%, aponta Ipec
A pesquisa eleitoral Ipec divulgada na noite desta quinta-feira (5) mostra um cenário de estabilidade na corrida à presidência da República.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve a liderança com 44% das intenções de voto. Já o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), oscilou para baixo dentro da margem de erro e aparece com 31%.
A distância entre Lula e Bolsonaro, hoje de 13 pontos percentuais, estava em 12 pontos nas duas pesquisas anteriores.
Na sequência da disputa pela Presidência aparece Ciro Gomes (PDT), citado por 8% dos eleitores entrevistados pelo Ipec. Na pesquisa anterior, Ciro havia obtido 7%.
Simone Tebet (MDB) agora aparece com 4%, um ponto acima do último levantamento. Ciro e Tebet empatam no limite da margem de erro.
Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União) têm 1% cada.
Os eleitores que disseram votar em branco ou nulo no primeiro turno somam 6% das respostas ao Ipec. Esse grupo correspondia a 7% do eleitorado na pesquisa feita entre os dias 26 e 28 de agosto. Não souberam ou não quiseram responder 5% dos entrevistados.
De acordo com esta terceira rodada da série de pesquisas do Ipec (ex-Ibope), contratada pela TV Globo, o petista manteve o mesmo desempenho dos dois levantamentos iniciais, divulgados em 15 e 30 de agosto.
Pesquisa eleitoral Ipec: cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro
Em um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o candidato do PT seria eleito com 52% dos votos, contra 36% do atual presidente, segundo a pesquisa.
O Ipec registrou 9% de intenções em votar nulo ou em branco nesse cenário, enquanto 3% não souberam ou não quiseram responder.
O Ipec entrevistou presencialmente 2.512 eleitores entre os dias 2 e 4 de setembro. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00922/2022.
Esta é a primeira pesquisa realizada pelo Ipec depois do primeiro debate entre presidenciáveis, realizado no dia 28 por um consórcio liderado por Band, Cultura, “Folha de S.Paulo” e UOL.
O levantamento também capta as reações dos eleitores às duas primeiras semanas de propaganda dos candidatos no rádio e na TV, iniciada no último dia 25, e ao noticiário envolvendo os principais postulantes ao Planalto nos últimos dias.
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