Segunda-feira é o dia preferido para golpes online; saiba como se proteger

De todas as tentativas de golpes, 17,48% ocorreram no primeiro dia útil da semana (Getty Images)
  • Segunda-feira é o dia preferido para golpes em compras online;
  • Horário de almoço, entre às 12h e 14h, também é propício;
  • Pesquisa da Konduto ainda mostra que SP e RJ são os estados que mais sofrem com fraudes online.

A segunda-feira é o dia que mais tem ocorrências de golpes online no segmento de compras, aponta uma pesquisa da Konduto, sistema antifraude para pagamentos on-line. De todas as tentativas de fraude, 17,48% ocorreram no primeiro dia útil da semana.

Já com relação aos horários, engana-se quem pensa que a noite é mais propícia. Cerca de 20% de todos os golpes acontecem na faixa do almoço, entre às 12h e a às 14h. A escolha não é à toa: foi neste mesmo período que 18% das vendas no primeiro trimestre deste ano foram feitas.

“Esses números acabam com o mito do fraudador que aplica golpes na madrugada. As fraudes acontecem durante o dia. É uma estratégia para se misturar com vendas legítimas e tentar burlar as ferramentas de combate à fraude”, explica, ao Valor Investe, Tom Canabarro, co-fundador da Konduto e diretor de serviços de antifraude na empresa Boa Vista, responsável pelo sistema.

Como domingo foi o dia com menos vendas no varejo online (com 12,9% das compras), também foi quando houve menor incidência de fraudes, registrando apenas 9,48% do total.

Mais golpe do que venda
A pesquisa da Konduto ainda mostra que, nos primeiros quatro meses deste ano, o crescimento de tentativas de fraude foi maior do que o crescimento das vendas online. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve aumento de 196% nos pedidos seguros, enquanto os fraudulentos subiram 214%.

Só em abril, a Konduto registrou o dobro (117%) de pedidos fraudulentos, em relação ao mesmo mês do ano passado. No ranking, São Paulo e Rio de Janeiro lideram no número de tentativas de fraude.

Como se proteger

  • De olho na reputação
  • Prefira lojas que foram bem avaliadas por outros usuários da plataforma. Veja quantas estrelas foram dadas e como o estabelecimento responde às queixas.
  • Utilize equipamentos seguros
  • Procure usar seu computador ou celular pessoal ao fazer compras online. Aparelhos públicos podem ser invadidos por terceiros e expor suas informações.
  • Prefira locais com sede no Brasil
  • Caso haja algum problema com sua compra, será mais fácil resolvê-lo se a varejista possuir sede e CNPJ locais.
  • Analise bem a descrição do produto
  • Cuidado para não se iludir com uma foto bem tirada ou uma descrição fantasiosa do produto. Avalie as especificações técnicas do que você está comprando, especialmente se for um aparelho eletrônico.
  • Verifique selos de segurança

Veja se a página começa com “https” e se há um pequeno cadeado ao lado do endereço do site. Essas informações indicam que a página tem recursos técnicos que evitam o acesso de hackers.

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