Condeúba: Povoado da Mandassaia elevado a Distrito

A Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Condeúba, foi realizada no Povoado da Mandassaia na Escola Municipal Aristides Carvalho na noite desta quinta feira dia 09 de junho de 2016, data em que os Povoados da Feirinha e Mandassaia foram elevados a Distritos, neles ainda se encontram fortes aspectos da antiguidade como casas de adobe, eira, bibeira dentre outros. O município de Condeúba agora passa a ter 3 Distritos, pois já tinha o Alegre.

IMG-20160610-WA0093

Na mesma Sessão Itinerante da Câmara, foi feito uma abertura para o lançamento do livro intitulado “Memórias de um Sonhador” de autoria do jovem Edson Pereira Silveira, que é nascido e ainda mora no próprio Povoado da Mandassaia.

Estiveram prestigiando a Sessão, o IMG-20160609-WA0044Prefeito Guto com sua esposa Néia, a vice-Prefeita Jesuína e seu esposo Etelvino, os Secretários municipais, de Finanças Leonardo, da Administração Décio, da Agricultura Chico Lima, da Saúde Fernando Coutinho, da Educação Nalvinha e da Cultura Oclides além dos poetas e escritores Edson Pereira Silveira e Antonio Santana.

História do Distrito de Mandassaia

De acordo com entrevistas feitas com moradores mais velhos, constatamos que por volta do ano de 1927. A Comunidade de Mandassaia recebeu este nome porque na localidade havia muitas colmeias de abelhas conhecidas popularmente de mandassaia.

Por volta da década de 20, deu se inicio as construções das primeiras casas na Fazenda Mandassaia. O Senhor Aristides Pereira de Carvalho residente na Fazenda Pé da Ladeira após ter comprado a fazenda, enviou dois de seus filhos a fim de conhecer melhor o lugar, chegando ao local indicado, começaram a fazer o desmatamento para a plantação de mandioca, e construiu um pequeno rancho.

Após algum tempo, o Senhor Aristides veio morar nesta localidade juntamente com sua família, onde construiu sua casa para morar juntamente com todos os seus filhos, os quais formaram uma grande família. Juntos com seus filhos passaram a conhecer melhor a fazenda.

Para a sobrevivência da família eles trabalhavam juntos plantando milho, feijão, mandioca, andu e fumo. Criavam porcos, bois, galinhas, ovelhas e cabras. No transporte usavam-se cavalos e carro de boi. Os filhos foram se casando e construindo suas casas próximas a de seu pai, conseqüentemente crescendo e desenvolvendo a comunidade.

Hoje o Distrito da Mandassaia está composto por cerca de 90 famílias, com uma população estimada de 470 habitantes. A comunidade de Mandassaia tem um bom desenvolvimento na agricultura e pecuária, onde muitas famílias contam com o programa Bolsa família, aposentados, funcionários públicos e pequenos pontos de negócios (minimercados).

O Distrito se encontra beneficiado com escola, creche, Igreja Católica e um PSF que vem atendendo as necessidades da atenção básica local. Com esses órgãos de assistência, ouve um grande desenvolvimento na população, pois as famílias são beneficiadas, principalmente na educação, onde a escola atende estudantes de outras comunidades circunvizinhas.

A Escola Municipal Aristides Carvalho, foi fundada em 1974 na gestão do Prefeito Municipal Antônio Terêncio, recebeu este nome para homenagear o Senhor Aristides Carvalho, por ser o fundador da comunidade. No início de sua história, a escola funcionava apenas uma turma multisseriada, no turno matutino com o professor Adelino Pereira de Carvalho.
1º Cemitério construído pela Comunidade.
Campo de Futebol na gestão de Djalma Sousa.
Cemitério Novo – Gestão de Marcolino Neto.
Creche Municipal Antônio Terêncio- Marcolino Neto- 1992
Em 1998 iniciou o ensino fundamental II
Colégio foi construído em 1999 – Gestão de Marcolino Neto
Barragem construída pelo Pró-Gavião na Gestão de Marcolino Neto
Da qual foi encanada água para o povoado.
Na gestão de Marcolino também foi construído um posto de saúde.
E uma ambulância foi disponibilizada para a comunidade.
Reforma do posto de Saúde e implantação do PSF- Odílio da Silveira -2011
Construção do Vestiário – Odílio da Silveira

Na gestão de Guto as principais obras foram:
Sistema de abastecimento de água da barragem da Cachoeira;
Ponte sobre o rio que divide os municípios de Condeúba e Cordeiros
Reforma da escola;
Quadra poliesportiva
O Sr. Otacílio foi quem doou os terrenos para as construções.

Colaboraram nesta matéria: O vereador Silvano Santos e o Prof. Manoel Fernandes Ribeiro.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail