Caculé: Jornada Ambiental discute a preservação do Rio do Antônio

jornada-ambiental-de-cacule-achei-sudoesteFoto: Aloísio Costa

A Jornada Ambiental de Caculé trouxe à tona o debate sobre a preservação do Rio do Antônio e o compromisso da sociedade com o meio ambiente. O evento teve início na Praça Getúlio Vargas com apresentação feita por membros da Pastoral da Juventude e, em seguida, um breve pronunciamento do Padre Reinaldo Reis. Cerca de 200 pessoas seguiram em caminhada pela Avenida Cônego Miguel Monteiro em direção ao Rio do Antônio, no trecho urbano próximo à Lagoa Manoel Caculé.

Membro da comissão organizadora do evento e representante do Centro de Agroecologia do Semiárido, em Guanambi, Isaac Souza destacou a importância da jornada. “O nosso intuito é atrair um olhar especial para o rio. É um grito de defesa para que sejam elaboradas ações que possam viabilizar a sua melhoria, em si tratando da disposição de esgoto e lixo e da revitalização de áreas degradadas de APP”.

Isaac acrescentou que a Jornada Ambiental pretende ser um evento contínuo e que outras edições serão realizadas nos próximos anos. Também esteve presente o Coordenador Geral da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Caetité, Gilmar Teixeira.

Ele alertou sobre a importância de ações de conscientização e chamou a atenção para a participação da sociedade e do poder público, destacando a construção do Plano de Saneamento Básico do município. A jornada contou ainda com o plantio de algumas mudas de árvores nativas da região às margens do Rio do Antônio. O ato foi finalizado com a leitura da Carta Oficial da I Jornada Ambiental de Caculé.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail