Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Foi realizada a grande festa em louvor a São João Batista

Por Paulo Henrique

Festa em louvor ao grandioso São João Batista

São joão Batista foi celebrado com alegria, fé e devoção na comunidade católica de Condeúba. o tríduo e a festa foram dignamente preparados pelo CPC do Bairro São João Batista (conselho pastoral comunitário) e pela família de ygor Roberto Teixeira que foram os festeiros de 2022.
Depois de dois anos sem a realização da festa, os devotos de São João e a comunidade católica de Condeuba se reuniram para festejar o exemplo, a vida, o testemunho e as virtudes de João, o profeta que anunciou a chegada do cristo e convidou o povo a conversão e mudança de vida. João assume a sua missão de preparar os caminhos do Senhor e o faz com muita responsabilidade, humildade e coerência de vida, sem deixar de denunciar as injustiças de seu tempo.
Em Condeúba, a festa da natividade de São João não é celebrada na data prevista pelo calendário litúrgico, pois, nos tempos antigos do padre Waldemar, a comunidade de São João do Alípio que depois de emancipada recebeu o nome de Presidente Jânio Quadros, tinha São João Batista como padroeiro e por este motivo, o pároco de Condeuba que atendia pastoralmente toda região, precisa se deslocar até a comunidade distante para as festividades de seu padroeiro. com isso, o padre mudou a programação da festa em Condeúba e São João passou a ser celebrado no primeiro domingo de julho.
Este ano de 2022, a solenidade de São Pedro e São Paulo, aconteceu no primeiro domingo de julho e foi com essa sintonia e comunhão que a comunidade católica de Condeúba celebrou a eucaristia presidida pelo padre José Silva que fez uma homilia profunda, unindo a espiritualidade dos três Santos celebrados no mesmo dia: Pedro, Paulo e João Batista.
Como São João também é cultura, a festa não poderia acontecer sem a partilha da quermesse, do leilão, sem a alegria do forró pé de serra e sem a fogueira. teve de tudo um pouco… Edinho de Lima animou a segunda noite do tríduo com a sua sanfona que abrilhantou a quermesse e embalou a todos no clima do mês de junho.
No final da missa solene, foi feito os agradecimentos pelo festeiro “Ygor Roberto, dirigido a todos que participaram dessa grandiosa festa, em especial citou sua avó a professora Terezinha matriarca da familia, que sempre esteve presente em todos os movimentos e festas da nossa Igreja”, disse Ygor. Em seguida, aconteceu a procissão pelas ruas do bairro com a imagem de São João Batista encerrou a festa de 2022 e já deixou as boas expectativas para o ano de 2023.

Fotos: Medonho

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail