Cordeiros: Prefeito e vereadores se reúnem com a Embasa para tratar da escassez de água na Barragem Champrão

Na manhã dessa quinta-feira(19), recebemos no plenário da Câmara de Vereadores, o Gerente Regional da Embasa, Joselito Pires e o Gerente de Operação de Água, Álvaro Aguiar, que a pedido do Prefeito Municipal, Delci Luz, se colocaram à disposição da população em audiência pública, com o objetivo de explanar a atual realidade do Açude do Champrão, conhecido como barragem de Condeúba.

Segundo os gestores da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, várias ações já estão sendo desenvolvidas para o enfrentamento da crise hídrica. Estudos para verificar o exato volume de água existente no açude já estão sendo realizados, além disso, a empresa encaminhou uma equipe ao município para avaliar a operação dos sistemas de abastecimento para uma futura adequação, caso necessário.

O Gerente Regional, Joselito Pires, apresentou alternativas, caso o açude venha a zerar a sua disponibilidade hídrica, informando que a empresa procederá com a locação ou perfuração de poços artesianos mantendo o abastecimento de água para a população, outrossim, alertou que esta precisa ficar atenta ao uso racional da água. Sabemos que a crise hídrica é uma realidade não somente da nossa região, mas de muitas regiões do país, por isso, devemos pensar no futuro e economizar.

O Prefeito Delci Luz, relatou a sua preocupação diante da atual situação hídrica, informando que a administração municipal vem buscando alternativas para minimizar os impactos da seca através de ações como: perfuração de poços artesianos e implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água nas comunidades rurais, limpeza de aguadas e barragens, manutenção de convênio através do Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro – Operação Pipa.

Destacou que existe um projeto de construção de uma barragem para o município, e que os ex-prefeitos José Roberto e Edvar Ribeiro e a gestão atual, vem cobrando dos órgãos responsáveis, a concretização do serviço, mas sem sucesso até o momento. Informou ainda que durante o seu mandato continuará buscando alternativas que reduzam os impactos causados pela seca e continuará cobrando a materialização da tão sonhada barragem para o município de Cordeiros.

Ao término das explanações, os cidadãos presentes foram convidados a apresentarem seus questionamentos e cobranças aos gestores. Logo após, a audiência foi encerrada com a fala do gerente da Embasa, se comprometendo com a causa hídrica cordeirense, e se colocando à disposição deste município.

O Governo Participação e Trabalho agradece a presença dos representantes da sociedade civil e religiosa, do vice-prefeito Teco dos vereadores de Cordeiros , Presidente da Câmara Fabiano Gomes , Dão Jóia, Ademar, Renerinho, Pedro Gregorio, Gil de Altino e Zé de Leia e dos vereadores de Condeúba, Silvano Santos e Conceição Nascimento. Enfatizamos que mesmo diante das alternativas apresentadas pela Embasa, esta Gestão conta com a compreensão e colaboração de cada cidadão cordeirense no uso consciente da água. Convidamos a todos a levantar a bandeira em favor do racionamento da água hoje, para não faltar amanhã.

ASCOM
Pablo Henrique

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail