Condeúba/Legislativo: Realizada a 18ª Sessão Ordinária da Câmara, foi marcado o retorno do recesso parlamentar

Por Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.

Início da Sessão os parlamentares rezam com o povo a oração do Pai Nosso

Foi realizada na noite desta quinta-feira dia 25 de julho de 2019, a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Condeúba. Sendo que esta Sessão é a primeira após o recesso do meio de ano. Inicialmente às 19:00 horas foi entoado o Hino Nacional, em seguida o vereador Maurilo leu o Evangelho do dia e fez um belo momento de reflexão. A seguir desejou um bom retorno a todos os vereadores neste segundo semestre, depois convidou todos juntos para professar a oração do Pai Nosso. Logo após o Presidente Maurilo Guilherme vendo que havia numero legal de vereadores, declarou aberta a Sessão.

PEQUENO EXPEDIENTE: Foi lida a ata da Sessão anterior e aprovada sem adendo. Leitura dos ofícios nº 19 e 120/2019. Leitura dos PLs nºs 002, 014, 015 e 017/2019. Leitura das Indicações nºs 028, 029, 030 e 031/2019. Leitura do comunicado da OAB. Leitura da Ata nº 1 da Comissão de Orçamento, Finanças, Economia, Obras e Serviços, Públicos referente ao Processo nº TCM 30554 e 18 relativo às Contas do Executivo Municipal exercício financeiro 2017. Leitura do Parecer da Comissão de Orçamento, Finanças, Economia, Obras e Serviços, Públicos referente  ao Processo nº TCM 30554 e 18 relativo às Contas do Executivo Municipal exercício financeiro 2017. Leitura da Ata nº 007 da Comissão de Legislação Justiça e Redação ao PL. nº 013/2019. Leitura do Parecer da Comissão de Justiça e Redação ao PL. nº 013/2019.

GRANDE EXPEDIENTE:

Fabiano Silva Vieira conhecido por “Byu”, usando a tribuna popular

Tribuna popular Fabiano Silva Vieira conhecido por “Byu”, ele disse: “A Câmara tem um papel fundamental no contexto municipal. Peguei a paternidade do movimento em defesa do açude Champão e a construção de uma barragem no Rio Gavião. Em 2013  fomos taxativamente contra a construção daquela adutora que leva água da Represa Champão para a cidade de Piripá. E diga-se de passagem, aquele movimento foi exitoso, de tal maneira, que a partir de 2015 ficou comprovado que tínhamos razão, pois, todos os Senhores acompanharam e viram a situação da nossa represa Champão nestes últimos quatro anos. Este fenômeno da natureza que ocorreu na noite do dia 29 de outubro de 2018, foi um acaso, que acabou botando apenas 50% da capacidade do açude de nossa represa Champrão. Não podemos ficar esperando que aconteça sempre esses tipos de fenômenos. Precisamos sim, ter planejamento e fiscalizar o Poder Público para que as coisas aconteçam. Conclamo aos Senhores vereadores para juntarmos forças, para enfrentar essas questões”, concluiu “Byu”, ele que é um defensor dos recursos hídricos de nosso município.

Vereador e Presidente do Legislativo condeubense  Maurilo Guilherme de Sousa

Maurilo Guilherme – PT. Usando a tribuna disse: “Bem vindos os Senhores e Senhoras parlamentares para o segundo semestre deste ano de 2019. Desejo e faço votos a todos os edis que tenham um segundo semestre exitoso como foi o primeiro ou se possível melhorar ainda mais. Eu tenho mencionado e defendido por onde passo, o trabalho do vereador, principalmente aqui dentro desta Casa de Leis, independentemente de seguimento ideológico ou grupos político, o que temos de mais importante, ocorre aqui dentro, mesmo porque nem sempre andamos juntos, cada um se locomove dentro do seu contexto”, deu seu recado o Presidente do Legislativo condeubense, Maurilo Guilherme.

Vereador Arlindo da Silva Cruz

 Arlindo Cruz – PROS. Usando a tribuna disse: “Venho aqui falar um pouco do meu trabalho desenvolvido neste período de férias durante o recesso parlamentar. Há um dito popular que diz: “Enquanto descanso carrego pedra”, desta vez minhas ferias foi mais ou menos assim. Pois, estive buscando junto as comunidades as suas reais necessidades e pude constatar algumas: Para o Esporte, fiz duas indicações ao Prefeito para construir uma quadra de areia e construir um campo de futebol Society com grama sintética, ambos dentro da quadra do Divino Espirito Santo. Outra indicação que fiz, foi no sentido de que a Prefeitura libere uma razoável área verde existente nos fundos do Cemitério Municipal Barão José Egídio de Moura e Albuquerque na sede, para que seja anexada ao cemitério e ampliada sua área, pois, o seu espaço está totalmente esgotado, sendo assim, daria mais tempo para se pensar em construir outro cemitério com mais calma. O PL nº 15 que apresentei aqui hoje, será no sentido desta Casa de Leis reconhecer como de utilidade pública municipal a Associação de Karatê do Águias da Bahia. Essa entidade vem prestando relevantes serviços sociais em nossa cidade, sem nenhum fim lucrativo”, afirmou o parlamentar Arlindo.

Vereadora Maria Neres de Sousa Brito (Nena)

 Nena – PSDB. Usando a tribuna disse: “Venho aqui pedir força e proteção a Deus para que tenhamos um excelente segundo semestre de trabalho, assim como foi no primeiro. Apelo aos nobres edis que façam seus trabalhos com intuito de  sempre servir ao povo e nada de “politicagens”, para defender grupos político. Vi o amigo “Byu”, falando aqui desses seus sonhos, que também são nossos, porém confesso que não tenho visto mais a luz no fim do túnel. Com relação ao fenômeno da natureza relatado aqui por “Byu”, tenho o mesmo pensamento bíblico que diz: “Deus escreve certo por linhas tortas”, é verdade se não fosse aquela tempestade ocorrida no dia 29 de outubro de 2018, que caiu lá no Baixão e culminou com o rompimento de duas barragens, a nossa barragem do Champrão estava em situação muito mais ruim do que se encontra agora. Contamos com o apoio desta Casa de Leis que aprovou a Lei que pode a Prefeitura através da Secretaria de Ação Social ajudar as pessoas a reconstruir suas casas, assim como a ajuda da humanitária pela Defesa Civil que mesmo tarde veio”, disse Nena.

Vereador Reginaldo Sobrinho do Nascimento

 Reginaldo – PSB. Usando a tribuna para dizer: “Venho aqui congratular com o amigo “Byu”, dizer que a sua preocupação foi anunciada em uma reunião de trabalho pelo Governador Rui Costa, que essa Barragem do Rio Gavião ainda sairá no seu Governo. Quero aqui saudar todos os agricultores, pois, hoje é comemorado o dia internacional da agricultura Familiar. Protesto, fiquei sabendo que será retirado o medico perito do INSS de Condeúba, deixo aqui o meu repúdio”, alfinetou o vereador Reginaldo.

Vereador Antônio Farias Terêncio Filho (Toinho)

Toinho Terêncio – PSD. Usando a tribuna disse: “Fui procurado pela Irmandade do Santíssimo para colocar iluminação no Cemitério da própria Irmandade, fiz a indicação e dentro de alguns dias será instalada. Me pediram ainda para providenciar a devida manutenção dos jardins em frente ao referido cemitério bem como, na Igreja Matriz, isso repassei ao Prefeito e ele ficou de atender o mais rápido possível. Quero parabenizar os amigos Luciano e “Byu” pelo trabalho que vem fazendo em defesa do nosso meio ambiente”, pontuou o parlamentar.

Esgotado a pauta e nada mais havendo para discutir, o Presidente Maurilo agradeceu a presença de todos e deu por encerrado os trabalhos. Maurilo anunciou que a próxima Sessão será no dia 1º do próximo mês de agosto. Faltou com justificativa a vereadora Conceição.

Fotos: JFC

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.