Brumado dos Artistas: Artesão transforma minérios em artes que percorrem todo o país

Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No Mercado Municipal de Artes, o artesão brumadense Jossimar de Souza Almeida expõe o seu trabalho, que consiste em transformar pedra mineral em verdadeiras obras de arte. Em entrevista, o artista contou que tudo começou quando ele participou como aluno e instrutor da Escola Mineral de Artesanato há 23 anos.

Mesmo há tantos anos no mercado como empresário e artesão, Jossimar disse que muitos brumadenses ainda não conhecem o seu trabalho e, muitas vezes, se pegam surpresos e admirados com as suas obras. Segundo ele, o público de fora acaba prestigiando mais a sua arte do que o próprio público local.

“Temos o Mercado de Artes, muito bem localizado no centro da cidade, onde muitos turistas de fora passam e acabam adquirindo os produtos feitos pelos artesãos da região”, afirmou.

Para ele, apesar das feiras de artesanato que acontecem no município e da posição estratégia do Mercado de Artes, ainda falta mais incentivo do poder público para alavancar o trabalho dos artistas da terra.

“O Mercado de Artes tem um potencial muito grande, porém precisa de recursos. O poder público faz diferença em todos os sentidos”, completou. Como matéria-prima do seu trabalho, o artesão utiliza a magnesita, o talco e cristais para confeccionar as suas obras, que percorrem todo país.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.