BBC News relaciona mineração de urânio em Caetité à incidência de casos de câncer

Foto: Divulgação/INB

Uma reportagem publicada pela BBC News relembrou acidentes ocorridos durante a mineração de urânio em Caetité, a 100 km de Brumado, bem como apontou relação entre a atividade e a incidência de câncer de tireoide e de pulmão em moradores do município.

A reportagem citou que, desde 2014, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) encerrou a mineração de urânio na região, porém, no mês passado, as autoridades que regulam a atividade de mineração de materiais radioativos autorizou a extração em uma nova mina. A BBC News alardeou os riscos ambientais e à saúde da população que pode ser exposta à materiais radiativos.

A reportagem teve acesso a um relatório produzido pela Secretaria de Saúde da Bahia que aponta a ocorrência de pelo menos cinco acidentes que expuseram o solo e os cursos d’água à radiação, entre 2000 e 2014, período do primeiro ciclo da mineração de urânio em Caetité.

A publicação também teve acesso a um relatório da Comissão de Pesquisa e Informação Independentes sobre a Radioatividade (CRIIRAD), que acompanha há anos o caso no sertão baiano, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras instituições.

O relatório, produzido em 2018, aponta que foram encontrados locais com incidência de radiação até 10 vezes mais alto do que o tolerável. A INB nega a relação da atividade mineradora com a contaminação e com os casos de câncer.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail