Os oito remédios da Natureza – Boa alimentação

Um mestre da cozinha francesa, em suas aulas e palestras, afirmava ser impossível apresentar bons pratos a partir de ingredientes de má qualidade.

Com toda certeza, é impossível conseguir boas receitas com ingredientes errados.A alimentação saudável é muito importante para manter boa sua saúde, uma vez que além de contribuir para a manutenção do peso saudável, reduz o risco de doenças como desnutrição, anemia, obesidade, diabetes, hipertensão, câncer, entre outras. Portanto, é preciso que se adquira ou mantenha bons hábitos alimentares. A seguir estarei informando alguns passos para uma alimentação saudável, preconizados pelo Ministério da Saúde.
1. Faça pelo menos 3 refeições diariamente e dois lanches;
2. Inclua diariamente 6 porções de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), batatas e raízes como mandioca. Dê preferência aos grãos integrais e alimentos naturais;
3. Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras e 3 porções ou mais de frutas;
4. Coma feijão com arroz (se possível integral) todos os dias ou, pelo menos 5 vezes por semana;
5. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina;
6. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos e doces recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação;
7. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com alto teor de sódio, como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas industrializadas, molhos e temperos prontos;
8. Beba pelo menos de seis a oito copos de água por dia;
9. Torne sua vida mais saudável, pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias;
10. Não fume e evite bebidas alcóolicas, mantendo o seu peso dentro dos limites saudáveis.
Lembrando o mestre francês, é impossível haver boas células, bons tecidos, bons órgãos, bons sistemas e bons organismos, se os materiais usados para as devidas formações e manutenções forem de má qualidade.
Os alimentos serão transformados pelo corpo em sangue, células, órgãos, vida. As células utilizam gordura para a formação de suas membranas. Se a gordura que recebem for de origem animal, a textura da membrana será frágil, facilmente rompida por vírus. Ao contrário, se a gordura for de origem vegetal, será resistente aos ataques dos vírus. O que comemos volta a viver em nossas células e na expressão do nosso temperamento.
Tendo em vista a saúde de nossas células, deveríamos ser tão exigentes como o cozinheiro francês, dizendo: “Nego-me a construir o que sou com alimentos de má qualidade”.

Wilson Portela Chaves JuniorWilson
Arte educador
Consultor Óptico
Estudante de Óptica e Optometria
Universidade Braz Cubas

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Cleyton Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.