Folia de Santos Reis, tradição forte que virou patrimônio público no município de Condeúba

Por Oclides da Silveira

Frota de Reis do Mangarito se despedindo, passa em volta da mesa que serviu seus alimentos em forma de agradecimento

Seis de janeiro de 2019, encerrou-se nesta noite passada os 6 dias de peregrinação das Companhias de Santos Reis iniciada no dia 1º /1. Este ano os foliões e os defensores da manutenção da tradição de Reis, comemoraram os dias de festas com mais alegria e firmeza. Tudo por conta de que foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, um Projeto que virou Lei de autoria do vereador Reginaldo Nascimento, dando direito aos Reis como Patrimônio Público Municipal.

O pontapé inicial foi dado no dia 29 de dezembro do ano passado, quando foi realizado o II Encontro Municipal de Reis na Praça Santo Antônio, que atingiu um grande sucesso de público. Na oportunidade cantaram 5 Companhias de Reis, iniciando pelas Queimadas, depois Olho D’água, Jatobá, Baixão e por último Carranca, todas tiveram um belo desempenho, cada uma trazendo sua beleza individual, como podemos ver um pequeno trecho do Reisado da Comunidade Riacho Seco.

Este ano tivemos a oportunidade e a felicidade de acompanhar 3 Companhias de Reis em suas peregrinações, foram elas das Comunidades do Riacho Seco de Gerosino que contou com o apoio dos reiseiros da Cerquinha. A do Olho D’Água que teve o apoio dos reiseiros do Baixão e a da Comunidade do Mangarito, todas muito bem estruturas e buscando sempre renovar seus quadros de reiseiros, introduzindo novos membros no grupo.

Foram duas Companhias de Reis que cantaram na Comunidade do Olho D’água este ano, primeiro foi a própria Olho D’água e depois a Comunidade do Mangarito, ambas arrastaram um grande público durante a noite que cada uma passou pela região.

Fotos: JFC

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários sobre “Folia de Santos Reis, tradição forte que virou patrimônio público no município de Condeúba

  1. Parabéns ao redator Oclides pela matéria, parabenizo todos os reiseiros, acompanhantes, visitantes, moradores e colaboradores. Esta é uma linda festa e tradição que não podemos deixar acabar, temos que apoiar o máximo possível. Deus abençoe e protege a todos e até o próximo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *