Condeúba: Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer realizou “II Encontro de Reis”

Por Oclides da Silveira

Terno de Reis da Fazenda Baixão liderada pelo mestre Juvenal Pardinho

Foi realizado neste sábado dia 29 de dezembro de 2018, o “II Encontro de Reis” do município, com início às 19h30min., o palco foi o excelente Anfiteatro de Arena Dom Homero Leite Meira, localizado na Praça Santo Antônio no Centro. Uma grande realização da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer que contou com apoio da Prefeitura, Secretaria de Educação, Departamento  de Transportes e Guarda Municipal.

A noite estava agradabilíssima para o desfile das Companhias de Reis no palco do Teatro de Arena que ficou lotado, o público compareceu em massa para prestigiar o grande vento, repetindo a dose do ano passado. A Folia de Reis comprovadamente é uma tradição que caiu no agrado popular, de tal forma que nos inspirou a criação da Lei que foi aprovada pela Câmara Municipal em 22 de março de 2018, incluindo a “Folia de Reis” como Patrimônio Cultural do Município, Projeto este que foi subscrito pelo vereador Reginaldo Nascimento.

Neste II Encontro de Reis houve a exibição de 5 Companhias, iniciando pela turma da Comunidade das Queimadas que esteve de forma brilhante com seus membros dando um show na pista. Em seguida foi a vez da turma do Olho D’água que é liderada por Antônio José Pereira que cantam com gaitas e mantém a tradição de cantar os Reis conforme consta na Bíblia a História do Menino Jesus.

A 3ª Companhia a entrar na pista do Teatro de Arena, foi a turma da Comunidade do Jatobá que é liderada pelo revolucionário “Cauzinho”, o qual veio com uma turma totalmente remodelada com a inclusão de muitos jovens. Já a seguir foi a vez da Companhia do Baixão de Paulo que é liderada pelo Mestre Juvenal Pardinho, tem como ponto alto a sua contra-dança. Por último encerrando o desfile foi a vez da Companhia da Comunidade do Carranca, que fez uma exibição nota 10, encerrando o espetáculo com chave de ouro, dando-se destaque para os cantores, além do velho “Badeco”, Ilário Jaime e outros tantos.

Estiveram prestigiando esse grande evento, nosso Pároco Padre José Silva Figueiredo, Prefeito de Condeúba Silvan Baleeiro, os vereadores Reginaldo Nascimento e Arlindo Cruz, os Secretários Municipais da Administração Antônio Sousa, da Educação Weder Spínola, os diretores das Escolas do Campo Juari Nascimento e da Secretaria de Cultura Ygor Roberto, o cerimonial foi conduzido pelo Chefe de Gabinete Paulo Henrique, o som ficou a critério de Carlos Ribeiro (JD).

Fotos: JFC

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários sobre “Condeúba: Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer realizou “II Encontro de Reis”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *