Condeúba/Olho d’Água: Cemitério recebe muitas visitas neste dia de Finados

 

Cemitério do Baixão, Comunidade Olho d’Água

Hoje terça-feira dia 2 de novembro de 2021, feriado nacional de finados. O dia de hoje é reservado para a celebração dos mortos. Por isso, os cemitérios sempre estão de porta aberta para receber seus tradicionais visitantes. 

Normalmente os cemitérios são administrados pelas prefeituras, salve raríssimas exceções. O nosso Cemitério do Baixão, assim como muitos outros da zona rural, além de ser administrado pela prefeitura, as comunidades também participam de sua organização,  como lavagem dos túmulos, capinagem do solo, pintura, reforma em geral, sempre as comunidades se fazem presentes em forma de mutirão.

Normalmente nesse período que se aproxima o dia de finados, os cemitérios são mais cuidados para poder receber a verdadeira procissão de pessoas que sempre buscam visitar seus entes queridos, num momento todo especial de reflexão juntos aos seus descendentes. Nos grandes centros as pessoas latam os cemitérios no dia de hoje. 

Aqui no Baixão hoje o Cemitério está bem visitado, primeiramente às 06:00 foi aberto para o sepultamento do jovem Andrezinho que levou uma multidão de amigos e conhecidos além de parentes. Na sequencia foi celebrado o Culto da Comunidade Olho d’Água, que já se tornou tradicional a celebração deste dia no cemitério.

As visitas continuam no decorrer do dia, as pessoas entram no cemitério vai primeiramente visitar os túmulos dos seus ente queridos e ali acende uma vela ou mais que uma e se concentram relembrando como foi a passagem daquela pessoa aqui na terra enquanto viva. Muitos visitam os cemitérios para acender velas no Cruzeiro ou velódromo, pelos seus entes queridos que foram sepultados em outros cemitérios. 

Fotos: Oclides/JFC

 

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail