Condeúba/Legislativo: Realizada a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, com destaque para as cobranças da vereadora “Nena”

Por Oclides da Silveira – Jornalista MTPS nº 5910/BA.

Os vereadores acompanhando atentos as leituras da ata da Sessão anterior e dos ofícios

Foi realizada na noite desta quinta-feira dia 15 de agosto de 2019, a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Condeúba. Inicialmente às 19:00 horas, foi entoado o Hino Nacional, em seguida o vereador Toinho Terêncio fez um momento de reflexão. A seguir convidou todos juntos professar a oração do Pai Nosso. Logo após o Presidente Maurilo Guilherme vendo que havia numero legal de parlamentares, declarou aberta a Sessão.

PEQUENO EXPEDIENTE: Foi feito a leitura da ata da Sessão anterior. leitura do ofício nº 34/2019 encaminhando ao Prefeito duas indicações dos vereadores Arlindo e Carlito. Leitura das indicações nº 33 para contratar Psicopedagogo para dar assistência as crianças que tem dificuldade de acompanhamento na sala de aula. Indicação nº 34 solicitando a construção de uma ponte na Comunidade do Jacaré, ambas de autoria do vereador Reginaldo. Indicação nº 35 de autoria do vereador Silvano para fazer limpeza na barragem da Mandassaia de Baixo. Indicação nº 36 solicitando reestruturação na sala de marcação e atendimento médico. Indicação nº 37 solicitando construção e pavimentação de uma praça no fundo da Pastoral da Criança, as três últimas são de autoria da vereadora Nena.

GRANDE EXPEDIENTE:

Vereadora Maria Neres de Sousa Brito “Nena”

Maria Neres (Nena) – PSDB. Usando a tribuna iniciando ela disse: “Venho aqui hoje nesta tribuna para cobrar o Prefeito Silvan algumas demandas que já estão muito atrasadas para ser feitas, algumas pessoas acham que eu por ser da situação não cobro do Prefeito, claro que cobro sim, na minha região as estradas secundárias como a de dentro do Riacho Seco, a dos Moises, estradas do Olho d’Água, Higino, Baixa da Furquilha. O correto será terminar o serviço de limpeza da represa do Alegre e voltar fazendo as estradas pela Lagoa do Curral, Tamboril, corredor onde mora Taline, passagem do corredor Servidão essas estradas estão intrafegável, fazer o encontro lá no Bom Abrigo, tirar o areião e amenizar aquela curva que dá acesso ao Riacho Seco. Estou pedindo encarecidamente ao Sr. Prefeito para que essas minhas cobranças sejam atendidas o mais rápido possível. Queria pedir outras demandas que é a construção de uma praça e melhorar o ponto de apoio para os garis ali no fundo da Pastoral da Criança. Claro que reconheço que o Prefeito já tem feito muitas obras de suma importância e também tem me dado muita atenção aos meus pedidos, que na realidade não são meus, mas do povo”, falou Nena.

Presidente do Legislativo vereador Maurilo Guilherme de Sousa

Maurilo Guilherme – PT. Usando a tribuna disse: “Venho nesta tribuna parabenizar a gestão pelos trabalhos que vem fazendo nas limpezas de aguadas e barragens, quero chamar a atenção pelas várias reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável – CMDS., que é presidido pelo popular “Zé de Fernando” juntamente com a Central das Associações e, elaboraram um projeto de limpeza como também outras demandas lá na frente. Por isso, não podemos deixar de reconhecer esse importante trabalho tanto das Associações, bem como do Conselho. Neste mesmo sentido essas entidades lideradas pelo CMDS., é um grande desejo em desenvolvendo estudos para criar o Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável que é um planejamento para o Prefeito pensar o Município a curto, médio e longo prazo. Quero registrar aqui uma denuncia e indignação, pois, fui procurado por eleitores para conseguir atendimentos médicos na Secretária de Saúde, disse os pacientes que outros vereadores e pré-candidatos estão facilitando esse tipo de atalho, estão dando o famoso “jeitinho”, o que é horrível e não concordo, os procedimentos tem que ser para todos e de forma uniforme sem passar ninguém na frente do outro, sou favorável que o Governo dê certo mas não é preciso fazer tais coisas de forma absurdas”, esbravejou o vereador Maurilo.

Vereador Silvano dos Santos Pereira

Silvano dos Santos – PT. Usando a tribuna disse: “Fiz a indicação para limpar a barragem da Mandassia de Baixo, lembro de outra indicação propus uma parceria com o Executivo para fazer um sistema de água lá dos Ferreiras eu entraria com canos que consegui com o Deputado Waldenor, esses canos seria para essa obra e o Prefeitura entraria com a mão de obra e o complemento dos canos essa obra atenderá cerca de 100 famílias. Tenho dois requerimentos solicitados e que não foram respondidos, sobre a Praça da Feira e a obra do Campo de aviação sobre a empresa custo e tempo para terminar a obra, até agora não obtive nenhuma resposta, isso é um desrespeito a esse parlamentar, lamentavelmente”, reclamou o vereador Silvano.

Vereador Reginaldo Sobrinho do Nascimento

Reginaldo – PSB. Usando o tempo de liderança disse: “Fiz uma importante indicação sobre a dificuldade que os alunos especiais, alunos que muitas vezes não sabem nem ler, eles tem muitas dificuldades para acompanhar aos demais de sua sala, Por isso, indiquei ao Sr. Prefeito e ao Secretário de Educação para contratar profissionais da área de psicopedagogo, para dar o devido atendimento a essas crianças. Nós que tanto defendemos uma educação de qualidade, para tanto será preciso ter as devidas estruturações da maquina escolar. Outro ponto que vou passar pros Senhores e Senhoras vereadores, é a questão daquele Projeto do Código Tributário, a ideia é marcar uma reunião entre os Técnicos da área juntamente com os vereadores na próxima quinta-feira dia 22 pela manhã às 9:00 horas aqui na Câmara, aqueles parlamentares que tiver dificuldade de participar desta reunião que me procure depois da Sessão”, deu seu recado o vereador Reginaldo.

Vereador Antônio Farias Terêncio Filho “Toinho”

Toinho PSD. Usando a tribuna disse: “Venho aqui prestar contas, no domingo passado o Prefeito me convidou e nós fomos até Salvador nos reunimos com o Deputado Paulo Magalhães cobrar urgência nas obras de Condeúba. Saímos de lá fomos para a Embasa cobrar a situação precária de falta de água no Distrito do Alegre, eles nos informaram que foram locados 18 poços, mas só dois ou três deu água, porém sairão dentro de 60 dias, nós respondemos que menos do que isso choverá, teria que ser mais rápidos. Estivemos na Seinfra órgão que está encaminhando essa obro do aeroporto, pedimos urgência por que se chover tudo será perdido. Depois fomos ao Denocs vendo projeto para reconstruções daquela barragens que foram destruídas com as chuvas”, disse Toinho.

ORDEM DO DIA: Nada a se tratar . O Presidente Maurilo agradeceu a presença de todos os vereadores e munícipes. Esgotado a pauta e vendo que nada mais havia para se tratar, Maurilo deu por encerrado os trabalhos e comunicou a justificativa da ausência do vereador José Reis. Por último fez o convite para todos vir assistir a próxima Sessão que será no próximo dia 22/8.

Fotos: JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.