Condeúba/Legislativo: Foi realizada a 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal

 

Momento inicial com a entoação do Hino Nacional. Todos os vereadores usando máscaras, conforme determinações da Vigilância Epidemiológica em face da pandemia do coronavírus e COVID-19

Depois de 25 dias que foram suspensas as Sessões da Câmara, por conta da pandemia do coronavírus, nesta terça-feira dia 14 de abril de 2020, foi realizada a 6ª Sessão Ordinária, a qual ocorreu pela manhã em horário diferenciado com início às 09:00 horas.

PEQUENO EXPEDIENTE: Foi feito a leitura da ata da Sessão anterior. Leitura dos ofícios nºs. 08 e 09/2020. Leitura das Indicações 11, 12 e 13/2020. Leitura do Requerimento para desarquivamento do Projeto nº 28/2020. Leitura do Projeto de Lei nº 006/2020. Da Mesa Diretora da Câmara.

GRANDE EXPEDIENTE: 

Vereador Arlindo da Silva Cruz

Arlindo Cruz – PSD. Usando a tribuna disse: ” Venho aqui nesta tribuna para defender o pagamento integral aos Garis contratados, quero dizer ao Senhor Prefeito que não é justo fazer isso, dividir o salário minimo e pagar só a metade para cada contratado. Pois, são eles que às 5 horas da madrugada já estão saindo para cuidar da limpeza de nossa cidade, os quais tem feito com muito esmero, a sede de Condeúba tem estado linda como deve ser sempre, graças a esses abnegados trabalhadores. Outro ponto que venho aqui defender também, é a indicação que faço ao Prefeito Silvan no sentido de que ele faça um decreto isentando os feirantes e donos de pontos no Mercadão de quaisquer taxas por 90 dias a partir de abril a junho deste ano. Neste período de 3 meses as pessoas estão vivendo o pico da pandemia do coronavírus, razão pela qual, as vendas estão extremamente baixas, não tendo assim condições dos feirantes saudar todos os seus compromisso financeiros”, concluiu Arlindo.

Vereadora Maria da Conceição Nascimento Santos – PSB

Em pedido de aparte na fala do vereador Arlindo,  solicitado pela vereadora Conceição PSB, ela disse: “Estou de pleno acordo com Vossa Excelência vereador Arlindo. Digo mais, o Prefeito Silvan não tem que descontar salário nenhum de quaisquer contratados, pois, as pessoas têm compromisso assumidos com esse dinheiro, se cortar qualquer valor, a inadimplência com certeza aumentará em nosso comercio”, pontuou a parlamentar.

Vereador Carlito José Pereira – PSB

Usando o tempo de liderança o vereador Carlito – PSB, ratificou tudo que os vereadores Arlindo e Conceição havia dito, no sentido que o Prefeito em hipótese alguma pode descontar nada dos salários dos contratados, ele tem sim é que pagar em dia os valores pré-estabelecidos nos contratos de cada um, disse.

Vereador Reginaldo Sobrinho do Nascimento – PL

Usando o tempo de liderança na tribuna o vereador Reginaldo – PL disse: “Venho aqui defender o Prefeito Silvan, pois, não existe essa ideia de descontar nada de trabalhadores algum, a penas houve uma e na qual foi discutido a probabilidade de desconto, porém alguém deve ter vazado e foi parar na mídia, mas não há nada de verdade nesta questão”, pontuou Reginaldo.

Presidente vereador Maurilo Guilherme de Sousa – PSB

O Presidente Maurilo Guilherme – PSB, consultou ao Plenário sobre o PL. nº 06/2020 de autoria da Mesa Diretora nosentido de devolvero carro da Câmara e encaminhar para a Secretaria de Agricultura, mas de imediato esse veículo sirva primeiramente a Saúde depois sim, seguiria para a Agricultura. Mas não houve acordo entre os vereadores. Maurilo encaminhou este e todos os outros projetos que estão em pauta para ser votados na próxima Sessão que será na quinta-feira dia 16/4. Maurilo convocou os Presidentes das Comissões para fazer um esforço extra para adiantar a pauta e assim ficar mais um período se haver Sessões por conta da pandemia.

Fotos: Acom/Câmara

ELEIÇÕES – 2020

No sábado dia 4 de Abril de 2020 a meia noite, encerrou-se o prazo da janela partidária. Os grupos político de Condeúba se desdobraram nos últimos dias, tudo por conta desta data, as filiações se aglomeraram e lógico os vereadores que também são pré-candidatos a reeleição, estiveram buscando sempre um grupo dentre os partidos que melhor lhes encachariam, dando portanto mais probabilidade de reeleição a cada um. Exceto os vereadores Silvano dos Santos e Antônio Chaves que não são pré-candidatos a reeleição. O jogo das siglas partidárias esteve em alta, como sempre aconteceu neste período, o que é perfeitamente lógico.

SITUAÇÃO: – O pré-candidato a Prefeito Odílio da Silveira que era do MDB foi para o PL. Os vereadores Toinho Terêncio continuou no PSD, Arlindo Cruz que era do Prós foi pro PSD, Nena que era do PSDB, foi para o PL, Reginaldo que era do PSB foi para o PL Antônio Chaves continua no MDB, porém ele não será pré-candidato a reeleição.

No jogo de quem ganhou e quem perdeu cadeiras na Câmara ficou assim: Ganharam o PL que não tinha nenhum vereador e agora tem dois Reginaldo e Nena, o PSD que tinha um, agora tem dois também Toinho Terêncio e Arlindo Cruz e o MDB que tinha um e continua com o mesmo Antônio Chaves. Quem perdeu nesse grupo verdadeiramente foram o PSDB e o PROS que ambos tinham uma cadeira e agora não tem nenhuma.

OPOSIÇÃO: – A pré-candidata a Prefeita Professora Ângela Cruz, que era do PT, foi para o PSB. Os vereadores Carlito que era do PP, José Reis que era do PCdoB, Maurilo e Conceição que eram do PT, todos migraram para o PSB e Adailton que era do PCdoB e Silvano dos Santos que era do PT ambos foram para PSOL. Neste grupo o vereador Silvano dos Santos é pré-candidato a vice-Prefeito com a Professora Ângela Cruz.

Quem ganhou e quem perdeu cadeiras na Câmara: O PT que tinha a maior bancada com três vereadores, perdeu os três Silvano dos Santos, Maurilo e Conceição que migraram 2 para o PSB e 1 para o PSOL. O PCdoB que tinha dois vereadores perdeu ambos, José Reis foi para o PSB e Adailton para o PSOL. O PP que tinha um vereador Carlito que migrou para o PSB. Nesse pula, pula de partidos, quem mais ganhou foi o PSB que tinha uma cadeira e agora conta com três, sendo a maior bancada. O PSOL que não tinha nenhuma cadeira, agora ganhou duas. Quem perdeu nesse grupo verdadeiramente foram o PT que tinha três vereadores, o PCdoB que tinha dois e o PP que tinha um, agora os três partidos não tem nenhuma representação na Câmara.

A nova representatividade partidária na Câmara ficou assim: 

OPOSIÇÃO: A maior bancada agora é do PSB – com quatro vereadores, Maurilo Guilherme que é o (Presidente), Conceição, José Reis e Carlito. Com dois vereadores ficou o PSOL – Silvano dos Santos e Adailton Ramos.

SITUAÇÃO: Já o quadro da situação ficou da seguinte maneira: Com dois vereadores o PSD – Toinho Terêncio e Arlindo Cruz e o PL – Reginaldo e Nena. Em último lugar com um vereador ficou o MDB – Antônio Chaves.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail