CONDEÚBA – 158 ANOS: Muita história escrita no livro do tempo, do passado e presente

Por Paulo Henrique

Paulo Henrique Cordeiro Chefe de Gabinete do Prefeito e colaborador da Folha de Condeúba

14 de maio é um dia muito especial para os condeubenses. Celebramos hoje nossa liberdade, nossa independência e nossa emancipação política. São 158 anos de muita história escrita no livro do tempo, do passado e presente. Histórias bonitas e tristes também, histórias alegres, engraçadas, histórias de um povo com raízes nobres fincadas num passado glorioso e de batalhas heroicas. Uma vila formada sob os cuidados de Santo Antônio de Pádua, onde os Intendentes, coronéis e até mesmo um barão governou com mãos fortes em um estilo antigo e retrógrado de se fazer política.

Condeúba gozou de boa fama em toda a região e até mesmo em todo o estado e sem medo de errar posso afirmar que a nivel de nação também teve seu destaque. Banhada por fortes enchentes nossa Condeúba também conheceu o desastre, a dor e o sofrimento de seus filhos. Condeúba é lugar de muita cultura, muita fé, muita religiosidade e culinária de encher os olhos e a boca.

Nossa Condeúba tem muito mesmo o que contar, porém, muito se perdeu, nem tudo foi registrado e preservado pra ser memória para as atuais e futuras gerações. Mas dois ilustres condeubenses se preocuparam com ess a questão: Tranquilino Torres e Agnério Evangelista de Sousa, ambos escreveram a história da cidade e do município em seus respectivos livros.

Penso que é preciso continuar a resgatar a história, catalogar objetos, preservar o poco do barroco que escapou do “progresso”, estimular novos historiadores a continuarem escrevendo e recontando essa bela história. Nossa cidade é promissora, tem um belo futuro pela frente, possui uma juventude vigorosa e um povo rico de experiências a transmitir para as novas gerações.

Mas gostaria de ressaltar que o importante é amar nossa Condeúba com amor incondicional, amor sem reservas e sem limites. Amor que é capaz de nos fazer lutar pela felicidade de todos os condeubenses, lutar pelo nosso torrão natal. Faço votos de que Deus abençoe e proteja sempre o nosso município e nossa cidade! Parabéns Condeúba!!!
Para sempre te desejo, assim como os filhos teus…

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *