Chuva forte provoca mortes, transtornos e alagamentos na Grande BH

A avó de 3 crianças feridas por causa da chuva em Betim, Val Reis, criticou demora do Corpo de Bombeiros para chegar ao local e exaltou o trabalho de voluntários do Jardim Teresópolis. “A comunidade do Jardim Teresópolis, Beco Fagundes, foi essencial para meus parentes estarem vivos hoje porque foram os primeiros a chegar. Quero agradecer o bombeiro civil que chegou também…[…] O bombeiro [Corpo de Bombeiros] demorou demais. Se a minha família dependesse dos bombeiros eles tinham morrido todos. Demorou demais. A gerência do Corpo de Bombeiros gente, vão pensar mais ai na periferia. O povo na Savassi [bairro na região Centro-Sul de BH] não tá caindo casa não, mas nós na favela tá desmoronando. O povo está morrendo, e a corporação não chega”, afirmou Val Reis emocionada. O G1 pediu um posicionamento do Corpo de Bombeiros sobre a crítica e aguarda um retorno.

Bombeiros procuram desaparecidos durante o sábado no bairro Jardim Alvorada, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte (Foto: Reprodução/TV Globo)

Prefeitura de BH afirma que as buscas foram encerradas no Jardim Alvorada, Região da Pampulha. Cinco pessoas de uma mesma família morreram no local, os corpos foram resgatados. A administração municipal diz que a família havia sido retirada da área de risco pela Defesa Civil e levada para um abrigo. Depois, as vítimas voltaram para a casa e na noite de sexta ocorreu o desmoronamento que vitimou as 5 pessoas.

ALERTA

“Se vir alguma modificação, trinca, movimentação de terra, saia, mas principalmente se algum órgão solicitar a sua saída não retorne ao local até que receba a comunicação desses órgãos de que é seguro voltar”, alerta a Prefeitura de Belo Horizonte.

Ontem pela manhã
Bombeiros localizaram nesta manhã o corpo de mais uma vítima da chuva na Vila Bernadete, no Barreiro, em BH, informa a repórter Flavia Cristini.

Defesa Civil, Servas e Cruz Vermelha fazem campanha para receber doações em Minas

A Defesa Civil, Servas e Cruz Vermelha fazem campanha para arrecadação de donativos para as mais de 2.500 pessoas desalojadas e 911 desabrigadas em todo o estado após as chuvas que já duram quatro dias consecutivos.

Os pedidos são para doações de materiais de limpeza e de higiene pessoal, colchoes, fraldas e alimentos não perecíveis.

As doações devem ser entregues nos seguintes locais:

– Ponto de apoio da Cruz Vermelha: Av Úrsula Paulino, 1555, Bairro Betânia

– Sede da Cruz Vermelha: Alameda Ezequiel Dias, 427, Centro

– Servas: Avenida Cristóvão Colombo, 683, Funcionários

Defesa Civil de BH ainda atende mais de 500 ocorrências de risco de desabamento desde sábado na capital mineira, informa a repórter Patrícia Fiuza. Neste domingo (26), são 22 ocorrências.

Acompanhe no vídeo acima a transmissão do Bom Dia Minas Especial na manhã deste domingo

Governo do estado declara situação de emergência em 47 cidades afetadas pelas chuvas dos últimos dias em Minas. O decreto vale por 180 dias e possibilita ações mais céleres para a recuperação dos estragos e auxílio à população. Todos os órgãos estaduais estão autorizados a atuar nos trabalhos sob coordenação da Defesa Civil de MG. Veja lista das cidades afetadas:

Defesa Civil de MG aponta 47 cidades afetadas pela chuva em MG
Defesa Civil de MG aponta 47 cidades afetadas pela chuva em MG (Foto: Reprodução/Defesa Civil)

O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), decretou luto de três dias “em sinal de pesar pelas vítimas dos recentes desastres naturais ocorridos no Estado”.

De acordo com o último balanço da Defesa Civil, divulgado na noite deste sábado (25), 30 pessoas morreram no estado. Até o momento, Betim é a cidade com maior número de mortes: 6.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail