A Bahia dando exemplo de tecnologia agrícola

Desenvolvimento Rural – SDR

 

Uma comitiva formada por 25 agricultores familiares, que cultivam cafés especiais no município de Triunfo, no estado de Pernambuco, visitaram, nesta segunda-feira (27), a Cooperativa de Cafeicultores de Barra do Choça (Cooperbac), apoiada pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio de acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

A visita teve o objetivo de apresentar aos agricultores a experiência exitosa da Cooperbac, que vem se consolidando na produção e comercialização de café na Bahia. O Governo do Estado está aplicando mais de R$1,5 milhão na cooperativa para a melhoria do cultivo do grão de 155 agricultores familiares, diretamente, e 9.433, indiretamente.

Os agricultores pernambucanos conheceram a estrutura da Cooperbac e trocaram experiência sobre a execução, gestão financeira e monitoramento de projetos, além de debaterem sobre os aspectos produtivos e de comercialização, um dos grandes obstáculos dos agricultores familiares.

Para a presidente da Cooperbac, Joara de Oliveira, o intercâmbio foi muito importante para trocar experiências: “Eles vieram conhecer a experiência da Cooperbac, com os investimentos que o Governo do Estado fez e está fazendo na nossa cooperativa. É importante mostrarmos a experiência que temos, a importância da inserção das tecnologias que o Bahia Produtiva nos proporcionou, tanto no campo com a instalação de estufas e despolpadores, quanto na unidade com a instalação de máquinas, softwares, do laboratório, seguindo com a capacitação de jovens”.

O agricultor familiar de Triunfo, Adjaci Alves, afirmou que o intercâmbio possibilitou conhecimento e motivação: “Saímos do sertão de Pernambuco pra uma realidade diferente da nossa para ganhar essa visão de agregar valor ao nosso produto. A visita nos deu suporte, nos incentivou e motivou, mostrando que o café é produtivo desde que possamos agregar valor nos cuidados e com apoio de entidades que nos dê suporte tanto na produção como na comercialização”.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail