Racionamento de água começou nesta segunda em Vitória da Conquista
A partir desta segunda-feira (23), os moradores de Vitória da Conquista vão ter que começar a conviver com uma situação nada agradável. pois, começou ontem o racionamento de água na cidade.
A redução na oferta do serviço se fez necessária diante dos baixos níveis de água dos reservatórios que abastecem o município. Assim, a Embasa dividiu a cidade em dois grupos, A e B, que revezarão entre si. Por três dias, um grupo tem abastecimento normal, enquanto o outro fica sem água.
O calendário do racionamento apresentado pela Embasa informa que a situação emergencial na cidade perdurará até o mês de agosto, no entanto, a redução do serviço pode ser prolongada até dezembro, já que nos próximos meses, não há possibilidade de chover na região – o que aumentaria os níveis das barragens -, é muito pequena.
Dessa forma, também se faz necessário que a população faça o uso consciente da água, evitando o desperdício.
A ÁGUA É UM BEM COMUM
Só que a água parece não ser mais prioridade na agenda da política brasileira. Se foca tanto na briga do poder pelo poder, que o povo fica a vê navios. Hoje é Vitória da Conquista amanhã só os deuses ou os demônios da política é que sabem. Sim, sabemos que todos deveriam racionalizar água, mas como uma forma de consumir com responsabilidade e não pelo uso irresponsável de alguns agricultores que querem criar gados com água limpa do consumo humano.
Assim fica difícil para Conquista e para todo mundo, não é?