Sheila Lemos: Prefeita acredita que rejeição do eleitor conquistense ao bolsonarismo não influenciará nas eleições municipais
Em mais uma parte da série da entrevista exclusiva da Prefeita de Vitória da Conquista Sheila Lemos (UB) ao Blog do Sena, a gestora comenta suas primeiras impressões sobre o cenário para a disputa eleitoral de 2024, ao qual concorrerá à reeleição. Sheila, que apoiou o ex-presidente Bolsonaro no segundo turno das eleições 2022, acredita que a atual rejeição do conquistense ao bolsonarismo não influenciará no resultado municipal e frisa que o voto do eleitor de Conquista sempre foi independente dos líderes nacionais ou estaduais. Durante a entrevista, ela aponta acreditar também que as eleições serão novamente polarizadas, dessa vez entre sua candidatura e do candidato do Partido dos Trabalhadores.
BLOG: Prefeita, o Blog teve acesso à algumas pesquisas em que a senhora aparece tecnicamente empatada com o pré-candidato a prefeito Waldenor Pereira, do PT. A senhora aparece à frente por dois pontos, mas por conta da margem de erro é considerado empate técnico. Essa mesma pesquisa aponta também uma resistência do eleitor conquistense ao bolsonarismo. Sendo que 45% do eleitor votaria no candidato de Lula e apenas 30% no candidato apoiado por Bolsonaro. O que a senhora avalia para a eleição do ano que vem, tendo em vista esses números em relação a Bolsonaro?
PREFEITA SHEILA: Eu não vi a pesquisa e eu não fiz a pesquisa, então não posso dizer o que está lá. Mas com essa questão de Bolsonaro e Lula, na verdade, o conquistense vai votar em quem está aqui na cidade. O conquistense nunca foi de se levar por quem está no governo federal, por quem está até aqui mais próximo, né? Ali no palácio de Ondina.
O conquistense nunca fez esse tipo de avaliação, ele avalia o que está acontecendo na cidade. “Bom, está aqui, está o governo Sheila aqui. Como esse governo está sendo? O que esse governo está fazendo por Vitória da Conquista?”. Aí ele vai avaliar e dizer se “eu quero que continue ou eu não quero que continue”. Vitória da Conquista sempre foi assim e eu não acredito que agora vai ser diferente. O conquistense é um povo muito politizado e que tem autonomia. Vitória da Conquista nunca abaixou a cabeça para nenhum líder nacional ou estadual, sempre teve a sua independência e acredito que vai continuar assim.
Vai avaliar realmente as candidaturas daqui, as candidaturas locais. Se for a vereadora Lúcia, se for o deputado federal Waldenor, se for uma candidatura do PL ou de qualquer outro partido, o eleitor vai analisar as candidaturas locais.
BLOG: Sheila, alguns políticos da extrema-direita, alegam que a prefeita não fez campanha no primeiro turno, mas no segundo fez e vestiu a camisa. Foi pra cima, no segundo turno, dos votos relacionados ao Bolsonaro, né? E alguns têm até mágoa. Falam que a prefeita não puxou realmente a força de Bolsonaro naquela época. A prefeita vai investir no que ano que vem? Ela vai ser o quê no ano da campanha?
PREFEITA SHEILA: Eu vou ser Sheila Lemos, eu vou ser Vitória da Conquista, né? Na verdade, é isso que a gente tem que ser. No período eleitoral a gente precisa se posicionar, no segundo turno eu me posicionei, porque o que eu defendo, o que eu acredito, o que União Brasil defende, estava mais próximo ao que Bolsonaro estava propondo do que ao que Lula estava propondo.
Então, por isso, nós nos posicionamos em apoio à reeleição ao ex-presidente Bolsonaro, mas não existe vestir camisa ou não vestir camisa. Já disse, o Lula é presidente do Brasil e torço muito para que o país dê certo, porque assim a Bahia vai dar certo e Vitória da Conquista vai dar certo.
BLOG: Para finalizar, Lúcia, Waldenor e Washington, o que você acha dessas três pessoas?
PREFEITA SHEILA: Avaliando como pré-candidato?
BLOG: Como políticos rivais da senhora para o ano que vem.
PREFEITA SHEILA: O professor e deputado Waldenor tem uma caminhada política já de muito tempo. A crítica que eu tenho para fazer a ele, e faço, é que ele deveria apoiar mais Vitória da Conquista, trazer mais emendas para a Vitória da Conquista, porque é o seu local, é onde ele tem a maior votação.
A vereadora Lúcia Rocha é a que mais tempo tem na cadeira de Vitória da Conquista, que tem o seu trabalho prestado por Vitória da Conquista. O candidato do PL, o Washington Rodrigues, é que a gente não sabe, porque ele nunca participou da política conquistense. Aí o Washington fica difícil de avaliar. Mas como pessoa eu posso dizer que é um homem íntegro, um homem que tem um carinho pela cidade.
A gente não escolhe adversário. A gente se prepara para quem vier de lá. A gente apresenta as nossas propostas e tenta convencer a população que o que nós temos para a Vitória da Conquista é, de fato, o melhor para a Vitória da Conquista.
BLOG: O PT é o grande adversário?
PREFEITA SHEILA: Sim, acredito que a eleição será polarizada, né? O PT colocou como pré-candidato o deputado Waldenor Perreira, e eu estarei pelo União Brasil.
Comentários