Terno de Reis da Comunidade do Olho d’Água, fez um grande ensaio na sede da Associação local

 

Terno de Reis da Comunidade do Olho d’Água, que é composta pelos membros da Baixa da Furquilha, Quilombo e Tamboril

Ontem sábado, início da noite do dia 6 de fevereiro de 2021 por volta das 18:00 horas, a grande frota de Reis da Comunidade do Olho d’Água que é composta por membros das Comunidades do Quilombo, Baixa da Furquilha e Tamboril, a qual é liderada pelo Sr. Antônio Pereira, (que ora se encontra em viagem para São Paulo), ele está sendo representado pelo seu irmão Erotildes José Pereira, que junto com os demais membros da Frota, se reuniram na sede da Associação local para fazer um ensaio, com objetivo de uma apresentação reservada na próxima semana na sede em Condeúba.

Foi um momento de grandes alegrias para os membros da Companhia de Reis, pois, eles estavam há mais de um ano sem se reunir e treinar, por conta da pandemia que continua assolando o mundo. Mas com muita alegria e criatividade, os membros do Terno de Reis se revesaram nos instrumentos, assim como, nas cantorias e fizeram uma noite agradabilíssima para os poucos que puderam presenciar o espetáculo de fundo religioso.

O Terno de Reis do Olho d’Água desperta a atenção do público, pela forma tradicional com que eles cantam os Reis e também destacamos o som produzido pelos seus instrumentistas como de primeira qualidade, são pessoas que compõe o grupo que tem grandes habilidades, eles se revesam nos instrumentos e também nas vozes, sem perder nenhuma qualidade no espetáculo. É uma frota de Reis muito disciplinada, tendo como principais líderes nas gaitas, a experiente dupla Rosa e Manoel da “Velha”, na cantoria são os jovens de grande qualidade e valor Adriano e Milton.

Assim como a frota de Reis do Olho d’Água, outras entidades e pessoas diversas, também estarão fazendo suas apresentações em dias e horários diferentes. Não estamos divulgando o local das apresentações, nem dias e horários proposital, obedecendo as recomendações da Vigilância Sanitária que proíbe aglomerações neste tempo de pandemia em que estamos vivendo. E também, trata-se de apresentações para gravações que serão encaminhadas para o Ministério da Cultura – MIC em face da premiação de verbas concedida às entidades e pessoas através Lei “Aldir Blanc”.

História

A Frota de Reis da Comunidade do Olho d’Água, é mais que centenária, pois, tem se notícias de que os antigos moradores da localidade como Serafino, José Pardinho, Benedito Souza, José Henrique, Julio José Pereira, Belmiro uns nascidos na década de 1910 e outros na de 1920. Todos esses Senhores   já foram herdeiros de outros mais antigos moradores da região dirigiam essa companhia de Reis. Os atuais comandantes da frota, os irmãos Erotildes e Antônio José Pereira que são filhos do Sr. Julio José Pereira e já estão a mais de 20 anos como lideres.  Por isso, nossa estimativa de que esse Terno de Reis supera com folga a casa dos cem anos.

Fotos Oclides/JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail