Salinas/MG: “Doro do Brasamundo”, forrozeiro diferenciado

Por Oclides da Silveira

“Doro do Brasamundo e Banda”. O que ele tem de deficiência visual sobra na capacidade musical

Teodoro José dos Santos, 49 anos casado pai de 3 filhos e tem 2 netos. Há 20 anos está na estrada da vida fazendo shows e trabalhando como artista completo que o é. Ele montou um conjunto musical intitulado de “Doro do Brasamundo e Banda”. Tivemos a curiosidade de saber o porque do nome e ele nos disse o seguinte: “Doro é como sou conhecido na minha cidade e Brasamundo é o nome do povoado onde nasci que fica na zona rural do município de Salinas/MG e lá moro até hoje”.

Doro toca a sanfoninha 8 baixos, a famosa “pé de bode”, e como toca! Bem diferente dos demais tocadores que já vimos, pois, Doro toca com a sanfona na cabeça, bota o queixo no teclado da sanfoninha em substituição as mãos, tudo isso sem sair do tom, e cantando sem desafinar lógico. Em suma ele é um sanfoneiro arretado. Além disso é um excelente repentista.

A banda de Doro é composta por teclado, guitarra, baixo, zabumba e sua sanfoninha pé de bode. Ele já tem 8 cds gravados. Doro fez uma participação na novela América da TV Globo, lá ele tocava sanfona, cantava e fazia repente.

Doro é uma pessoa muito pra cima, alegre e trabalhador, nem parece que é deficiente visual, com total superação ao problema. Ele tinha catarata congênita e foi proibido pelo médico de fazer força, mas certa feita, ele precisou empurrar um carro, aí houve o descolamento da retina, causando cegueira irreversível.

Doro está trabalhando pela região para fechar contratos para as festas do São João, ele esteve em Condeúba hoje e amanhã dia 28 de maio ao meio dia ele estará dando uma entrevista à TV Sudoeste em Vitória da Conquista.

Fotos: JFC

Esq. o tecladista da banda Magno Ferreira e a sua direita Doro

 

 

 

 

 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.