Renda Familiar cresce com avicultura sustentável em comunidade rural de Malhada de Pedras

Renda Familiar cresce com avicultura sustentável em comunidade rural de Malhada de Pedras
A agricultora Ivaneide Ataíde Lisboa – Foto: Divulgação/CAR

Na comunidade Lagoa das Cacimbas, em Malhada de Pedras, na região sudoeste da Bahia, a vida está ganhando um novo ritmo e os moradores têm os galinheiros como protagonistas desta transformação.

Graças ao projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva, que implantou 20 galinheiros na região, a comunidade está experimentando um crescimento econômico que está aquecendo os lares e os bolsos dos moradores.

A agricultora Ivaneide Ataíde Lisboa está entusiasmada com a mudança. “Antigamente a gente criava as galinhas sem estrutura e não tinha um espaço para aumentar a produção. Com esse investimento, agora tenho galinha e ovos pra vender”. Ivaneide destaca os benefícios da ação.

“Faço entrega toda semana para Vitória da Conquista, Brumado e na feira livre de Malhada de Pedras. São cerca de sete dúzias por semana. Agora a produção de aves traz uma renda para a família e também é usada no consumo. Abasteço a minha casa e a dos meus filhos”.

Para alcançar esse sucesso, a comunidade contou com o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) prestado por meio da Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), que fortaleceu ainda mais o vínculo entre os agricultores locais, com boas práticas de manejo.

Na comunidade, a Unidade de Beneficiamento de Mandioca está nos ajustes finais para ser inaugurada. A ação promete adicionar um novo capítulo à história local, uma vez que os ovos produzidos nos galinheiros serão um ingrediente chave na elaboração de deliciosos bolos e biscoitos.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail