Prefeitura de Conquista apresenta projeto Vamos Produzir para micro e pequenos agricultores de Bate-Pé

Secom/PMVC

Na tarde de sexta-feira (11), no salão paroquial de Bate-Pé, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) reuniu micro e pequenos agricultores do distrito para apresentação do projeto Vamos Produzir, que tem o objetivo de fomentar a produção e produtividade, a diversificação e agregação de valor de tecnologia para minimizar os efeitos da seca no munícipio.

Com o Vamos Produzir, a SMDR quer promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável, geração de emprego e renda, propiciando melhores condições de vida para as famílias do campo, evitando o êxodo rural.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Sousa, informou que neste primeiro momento a secretaria está visitando os distritos para conversar com os agricultores e saber a necessidade de cada localidade. “Nós já fizemos este encontro em Cercadinho e agora estamos aqui em Bate-Pé com o objetivo de escutar os agricultores e traçar junto as estratégias do projeto nesta localidade, que tem necessidades diferentes das de outros distritos”, explicou Luiz.

O coordenador Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (PAAC), mais conhecida como subprefeitura de Bate-Pé, Edilson Gusmão, falou da necessidade de fortalecimento da parceria entre a subprefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Rural. “Esta é uma secretaria estratégica para o desenvolvimento de Bate-Pé, por isso, é importante este alinhamento entre a subprefeitura e o Desenvolvimento Rural”, declarou Edilson.

Para o produtor rural, Manoel Pereira Oliveira, de 59 anos, de Poço Comprido II, o projeto da Prefeitura merece nota dez. “Este projeto vai ajudar muito a desenvolver a nossa região. Graças a Deus eu sempre contei com o apoio da Prefeitura aqui na minha produção”, ressaltou Manoel.

Quem também ficou interessado no projeto foi Danilo Ribeiro dos Santos, de 39 anos, morador de Ribeirão do Bate-Pé. Ele tem buscado, junto com outros agricultores da região, montar uma cooperativa e diz que o Vamos Produzir é fundamental. “Para nós é de fundamental importância, pois poderemos ter ajuda jurídica e orientação técnica para montagem da cooperativa e também esperamos ajuda para a compra de insumos, na questão logística e na capacitação também”, comentou Danilo.

A reunião também contou com a participação do Núcleo de Projetos da Secretaria de Gestão Inovação, que apresentou para os produtores a importância da regularização das associações e cooperativas para captação de recursos junto aos governos estadual, federal e também de projetos internacionais.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail