Paróquia de São Sebastião/Cordeiros: Festa do Padroeiro da Comunidade de Campo Grande

 

Preparando para entrar na Capela em procissão com a Bandeira de São Sebastião na frente

Na manhã desta quinta-feira 20 de janeiro de 2022, dia Santo de São Sebastião, aconteceu o encerramento da tradicional festa em louvor ao Santo combatente da fome, peste e guerra, o mártire São Sebastião, padroeiro da Comunidade de Campo Grande município de Cordeiros/BA. Esta Comunidade tem como coordenadora Maria Aparecida de Oliveira conhecida por “Bila”.

Nós pedimos a coordenadora Bila que desse um norte do que ocorreu na festa deste ano, assim disse Bila: “O Tríduo aconteceu do dia 17 a 19 deste mês de janeiro, foi celebrado por leigos e devotos pessoas comprometidas com o Evangelho. Teve quermece com a participação do povo e muita espiritualidade. Essa é uma festa muito antiga que trás romeiros das cidades circunvizinhas, tendo uma participação muito expressiva do povo mineiro. Mas por conta da pandemia, a festa deste ano aconteceu de forma mais restrita aos moradores da localidade.

Mas mesmo assim, recebemos uma grande benção, pois, tivemos nesta data de hoje (20), pela manhã com início às 9:00 horas, a celebração da Santa Missa que foi ministrada pelo padre Allan Dellon um pastor generoso, amoroso e comprometido com o Evangelho de Jesus Cristo. A celebração de hoje teve a participação das leitoras Néia Miranda, Roselane e Maria Josefa, salmista e cantora Gilmara, no violão Gilson Marcos, a Ministra da Comunhão Eucarística foi Ana Aparecida.

Todos os anos temos grandes eventos como a cavalgada, depois sempre foi servido uma deliciosa feijoada patrocinada pelos “ladrões” da Bandeira. Outra grande atração que sempre teve neste dia, eram os encontros de Folias de Reis entre outros. Esperamos em Deus que no ano que vem tudo volte a normalidade. assim, poderemos homenager nosso padroeiro como ele realmente merece para honra e glória do Senhor Jesus”. afirmou “Bila” e entoou o grito de Viva São Sebastião!!!

Padre Allan Dellon amontado no lindo cavalinho queimado

Depois da celebração o padre Allan Dellon foi ao encontro de um grupo de cavalos que estavam com seus donos debaixo de um taboril secular em frente a Capela de São Sebastião, lá o padre benzeou os animais com seus respectivos cavaleiros. Em seguida o padre retirou a batina e ele que amante dos animais, amontou num dos cavalos e deu alguns passos. 

Durante os dias de festa em frente a Capela de São Sebastião o povo de reuniam após a celebração

Fotos: Oclides/JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail