Paróquia de Santo Antônio/Condeúba: Celebrada a festa em louvor e honra a Santa Luzia na Matriz

Por Paulo Henrique

Como sempre, a festa de Santa Luzia acontece com as bençãos da chuva não sertão do Nordeste e em 2022 não foi muito diferente.
Na Paróquia de Condeúba, algumas comunidades celebram a santidade da virgem e mártir Luzia e que são elas: Ripa, Cachoeira, Mangarito, Jatobá e Comunidade Santa Luzia no Bairro Paulo VI na Sede. Todas essas capelas e comunidades, trazem uma linda história de evangelização e missão, sob os cuidados e as bençãos de Santa Luzia.
Falar de Luzia e entender a sua radicalidade não é nada muito fácil em uma sociedade líquida, individualista e consumista como a nossa.
Luzia se desprendeu de tudo, deixou seus propósitos particulares para se dedicar inteiramente ao plano de Deus em sua vida.
O martírio da jovem Luzia, foi um gesto de entrega total para colaborar com a fundação da Igreja que nascia em meio aos tormentos de toda perseguição do Império Romano. Luzia preferiu morrer, mas não negou sua esperança em Cristo Jesus.
Seu corpo intacto não se corrompeu e até os dias de hoje é venerado na Itália pelos muitos fiéis católicos que o visitam devotamente.
E a devoção a santa foi difundida em todo o mundo, chegando também em Condeúba, na Paróquia de Santo Antônio. Neste ano de 2022, o tríduo e a festa de Santa Luzia foram celebrados em meio a chuva que descia do céu.
Os festeiros, Maria da Conceição e família com José Maria, prepararam uma intensa programação e o tríduo foi realizado com a participação dos fiéis devotos na Capela Santa Luzia, porém, a missa solene da festa não aconteceu no dia 13, mas foi transferida para o dia 14 na Igreja Matriz de Santo Antônio por conta das fortes chuvas.
Santa Luzia, foi e continua sendo invocada como padroeira dos que precisam de ajuda com a visão ou enfermidade nos olhos. Que ela nos inspire a enxergar o caminho do céu, percorrendo o caminho sinodal da Igreja, vivendo a partilha do ano nacional vocacional, saindo em missão como nos pede o Papa Francisco e escolhendo sempre as virtudes do Evangelho.
Que Luzia nos ajude a trilhar um caminho de perseverança, santidade e fidelidade a Igreja e a Jesus.
Santa Luzia, rogai por nós!

Fotos: Henrique

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail