Parabéns, Dr. Vivaldo Laranjeira, pelo seu aniversário!

Por Roberto Lettiere

      Dr. Vivaldo Tibo Laranjeira

Possivelmente, os jovens belo-campenses pouco sabem sobre sua História nesta cidade. A população mais idosa lhe conhece muito bem, pois, foram poucos aqueles que direta ou indiretamente não se serviu de seu préstimo como médico e com parteiro, trazendo à luz, centenas de crianças.

Como agradecer pelo seu meritório trabalho junto à população belo-campense? Todas as maneiras de agradecimento seriam ainda pouco porque, curar as pessoas, salvar vidas de pessoas, não tem preço e nem encontramos palavras justas para tal agradecimento.
.
Sua vida social, profissional e política em Belo Campo sempre foi atuante, correta e profícua. Como forma de um pequeno agradecimento, peço permissão para apresentar aos mais jovens, uma curta biografia, enumerando alguns de seus trabalhos e ações que vem desde o ano de 1981 quando chegou a Belo Campo e, para isso, me valho de sua biografia que já está inserida no meu novo livro sobre em História de Belo Campo e que, dentro de mais dois ou três meses será do conhecimento de todos.
.
Aceite de mim, e penso que também de toda a população belo-campense, os votos de felicidades e de muitos anos de vida.

Dr. Vivaldo Tibo Laranjeira e sua família

Vivaldo Tibo Laranjeira nasceu no Município de Candiba, Estado da Bahia, em 29 de março de 1952, filho de Jaime Teixeira Laranjeira e D. Hercília Tibo Laranjeira. Diplomou-se médico pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1979, e exerceu sua profissão em Salvador, Belo Campo, Tremedal e Belo campo. É médico efetivo do Governo do Estado da Bahia.

Casou-se em 31 de julho de 1981, com D. Eunice Teixeira de Barros Laranjeira, Professora Universitária, com a qual teve quatro filhos: Thomas, Bárbara, Guilherme e Guido. O Dr. Vivaldo veio para Belo Campo, no início do ano de 1980, para trabalhar no Posto Médico da Prefeitura. Após ter saído da Prefeitura de Belo Campo, prestou seus serviços médicos para a população dos Municípios de Tremedal e Belo Campo, onde também gozava de muito prestígio, pelo seu atendimento amigo e fraterno.

Médico humanitário consultou e medicou milhares e milhares de pessoas e realizando centenas de partos, tudo isso gratuitamente. Dr. Vivaldo, dedicado e prestativo, sempre atendeu a população de Belo Campo e dos Municípios vizinhos, a qualquer hora do dia ou da noite, aliviando as dores e as aflições dos doentes que batiam à sua porta.

Como conhecedor do Município de Belo Campo e de seus problemas administrativos, sociais e econômicos, como também os problemas da população, resolveu entrar para a vida política em 1988, candidatando-se ao cargo de Prefeito, mas perdeu as eleições, porém, voltou a candidatar-se em 1992, sendo desta vez eleito Prefeito e Administrou o Município de Belo Campo no período de 1º de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996. O Governo do Dr. Vivaldo foi marcado por importantes realizações de obras e serviços, das quais o povo ansiava pela sua concretização, especialmente os das áreas de educação e saúde.

A Administração do Dr. Vivaldo deu ênfase à melhoria do Ensino Fundamental, ampliou a oferta de vagas, melhorou a qualidade do ensino, deu melhor remuneração aos professores e diminuiu a evasão escolar. Na área da saúde, contratou médicos para atender a população durante as 24 horas do dia, equipou uma sala para partos de urgência, e promoveu a vinda de Agentes Comunitários de Saúde para visitação de todas as casas da sede e da zona rural do Município.

Após o termino de seu mandato, o prefeito Clóvis Soares o convidou para ocupar o cargo de Secretário da Saúde do município. Após o término do mandato do prefeito Clóves Soares, Dr. Vivaldo passou a exercer sua profissão de médico nas cidades de Tremedal, Piripá e em Condeúba, onde ocupou o cargo de Secretário da Saúde desse município. Durante esse período Dr. Vivaldo continuou nas atividades políticas da cidade, sempre exercendo forte liderança junto ao seu grupo político, tendo participado por diversas vezes nas disputas ao cargo de prefeito nas eleições municipais.

Apesar de estar aposentado do Serviço Público do Estado da Bahia, no cargo de médico, Dr. Vivaldo continua a exercer sua profissão em várias cidades e se mantem, como uma liderança nos meios políticos da cidade de Belo Campo.

Nós do Jornal Folha de Condeúba, parabenizamos esse grande amigo Dr. Vivlado pelo seu aniversário, também pela sua vida toda dedicada a profissão. O povo condeubense pode ter esse convívio com o Dr. Vivaldo, nos longos anos que ele trabalhou em nosso município, onde deixou uma grande gama de amigos.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail