PARA REFLETIR: Brasil, um dos piores Países do mundo em matemática

Antônio da Cruz Santana 

Segundo noticiou parte da imprensa nacional dados de pesquisa, que aponta o Brasil como um dos piores países do mundo no desempenho de matemática. Ora, se fosse somente matemática daria para se corrigir. Na verdade, todos os setores da educação brasileira passam por problemas de péssima qualidade de ensino e de gestão.

Nesse sentido, cabe-nos perguntar: De quem é a culpa? São dos governos? São das escolas? São das famílias que não acompanham o desempenho de seus filhos? São de professores que na maior parte do ano ficam de greve por melhores salários, já que o país não paga o justo?

A Educação Brasileira é a problemática que vem se arrastando desde a década de 70, em que infelizmente ainda se sustenta um Sistema de Educação Nacional equivocadamente verticalizado, paternalista e coronelista.

A começar pelos gestores da educação que na sua maioria são despreparados para conduzirem um dos setores mais importante duma Gestão Pública. Se formos observar, nos últimos anos no Brasil tivemos poucos ministros da educação com especialização na área, a maioria são políticos.

Como levar a sério uma área de tamanha importância e responsabilidade colocando um político para gerenciar? Nós vamos para onde? Se com quem entende a coisa já está difícil, imagine com uma pessoa que não tem competência teórica e prática da coisa.

É lamentável que estejamos no final da fila em quase tudo quando se faz comparações com o resto dos países do MUNDO. Se à POLÍTICA não serve para melhorar a vida de um POVO e do PAÍS, para que SERVE?

PENSE NISSO SOCIEDADE BRASILEIRA!

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail