Papa Francisco nomeia bispo para a Diocese de Caetité/Ba

Monsenhor José Roberto Silva Carvalho era até então pároco na paróquia Divino Espírito Santo da cidade de Poções/Ba.monsenhor-carvalho

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira, 26, a nomeação de monsenhor José Roberto Silva Carvalho como bispo de Caetité (BA). Até então, ele era do clero da arquidiocese de Vitória da Conquista, atuando como pároco na paróquia Divino Espírito Santo no município de Poções.

A diocese de Caetité estava vacante desde maio de 2015, quando o bispo local, Dom Guerrino Riccardo Brusati, foi transferido pelo Papa Francisco para a diocese de Janaúba (MG). Desde então, no período vacante, a diocese estava sob governo do administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues.

A ordenação sacerdotal foi em 9 de julho de 1995 e ele passou a atuar na arquidiocese de Vitória da Conquista, onde exerceu alguns cargos, como reitor de seminário, administrador paroquial, pároco, juiz auditor na câmara eclesiástica, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Em 15 de setembro de 2011, foi incluído entre os capelães de Sua Santidade.

Monsenhor Carvalho será o nono bispo de Caetité, que foi criada a 20 de outubro de 1913 pela Bula Maius animarum bonum do papa São Pio X, desmembrada da arquidiocese de São Salvador da Bahia. 1° Bispo: D. Manuel Raimundo de Melo (1915-1925). 2º Bispo: D. Juvêncio de Brito (1926-1946). 3º Bispo: D. José Terceiro de Souza (1948-1955). 4º Bispo: D. José Pedro Costa (1957-1969). 5º Bispo: D. Silvério de Albuquerque, OFM (1970-1974). 6° Bispo: D. Eliseu Maria Gomes de Oliveira, OCarm (1974-1980). 7º Bispo: D. Antônio Alberto Guimarães Rezende, CSS (1982-2003). 8º Bispo: Dom Ricardo Guerrino Brusati.

Biografia

José Roberto Silva Carvalho, nascido em 01 de Abril de 1960, na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará. Filho de Joaquim Torres De Carvalho e Maria Odélia Silva Carvalho tem três irmãos, sendo que um já é falecido. Monsenhor Carvalho é o segundo filho.

No dia de seu nascimento um fato curioso aconteceu, seu pai, que estava no exercito, e ao receber a noticia por rádio amador do nascimento de seu filho não acreditou, pois pensou ser pegadinha de primeiro de Abril. Ao confirmar o nascimento ficou muito chateado por não ter acreditado, e então ao registrar o filho, registrou com data de 31.03.1960.

Seu Batismo se Deu na Igreja de São Geraldo, Fortaleza, com 17 dias de nascido, no dia 17 de Abril de 1960. Aos 10 anos, no dia 13 de Dezembro de 1970, após ser catequizado por sua catequista Luzia, recebeu o sacramento da eucaristia, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Fortaleza. Sua catequese acontece em meio às primeiras mudanças do Concilio Vaticano II, nesta época os catequistas iam de casa em casa.

Após a Primeira Comunhão, ingressou no Grupo de Coroinhas, depois foi membro de um grupo de jovens, deste então ingressou para a vida religiosa dos Franciscanos, em 02 de Fevereiro de 1979,aos 19 anos. Permanecendo franciscano até 1984.

Em 1987 entrou para o Seminário, na Arquidiocese de Vitória da Conquista, já cursando Filosofia.

Ordenado em 9 de Junho de 1995, juntamente com o Pe. Estevan na Diocese de Vitória da Conquista. Sendo de família extremamente católica, foi o 35º padre ordenado em sua família, tendo também duas tias ordenadas religiosas e dois Bispos.

Após sua ordenação trabalhou 16 anos como formador de 4 etapas, no Seminário, Pastoral vocacional, Pré-propedêutico, Propedêutico, e Filosofia.

Durante este período, Além deste trabalho de formação, assumiu também a Coordenação do Vicariato de São João, residindo em Itapetinga. Foi administrador arquidiocesano as paróquias de São Paulo Apóstolo de Caatiba, Senhor do Bonfim e Santo Antônio em Barra do Choça, São Sebastião em Belo Campo, Nossa Senhora de Lurdes em Encruzilhada.

Após este período foi nomeado para a cidade de Íguai, Paróquia Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro, em 2010.

Em 01 de Novembro de 2011, tomou posse na cidade de Poções, Paróquia do Divino Espírito Santo, recebendo neste dia o Titulo de Monsenhor e Capelão do santo Padre o Papa como reconhecimento do trabalho prestado na formação de Seminaristas por ter estado tanto tempo nesta função.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail