Operação combate crimes de violência contra idosos em todo país

Foto: Divulgação/PCDF

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e as polícias civis de todo o país deflagraram, nesta sexta-feira (4), a operação Vetus, de combate a crimes de violência contra idosos. A ação ocorreu nos 26 estados e no Distrito Federal. De acordo com o Ministério da Justiça, a força-tarefa investiga o aumento de casos de maus-tratos contra idosos durante a pandemia do novo coronavírus.

Até o início da tarde, 31 pessoas haviam sido presas em flagrante nesta sexta. De acordo com o G1, desde 1º de outubro, quando a investigação começou, 476 pessoas foram detidas. Segundo dados do Disque 100, que recebe denúncias de violações de direitos humanos, foram registradas mais de 62 mil denúncias de crimes contra idosos até setembro de 2020.

No mesmo período, em 2019, foram cerca de 36 mil. Segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o número subiu mais de 80% depois que a pandemia da Covid-19 começou. Nesta sexta-feira, os policiais foram as ruas para apurar as denúncias. Além da abertura de investigações e prisões, eles também encaminharam vítimas para abrigos. Segundo o Ministério da Justiça, os principais crimes apurados são agressões e crimes patrimoniais.

De acordo com o Estatuto do Idoso, colocar em risco a integridade e saúde física ou psíquica do idoso é crime e tem pena de detenção de 2 meses a 1 ano e multa. Se o fato resultar em lesão corporal, a pena pode ser aumentada para 1 a 4 anos.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail