Na sema do Meio Ambiente, a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Condeúba – ADCC distribuiu mudas para a comunidade

Por Paulo Henrique diretor de comunicação da ADCCMudas do viveiro da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Condeúba – ADCC que foram distribuidas gratuitamente na semana do meio ambiente

O dia dedicado ao meio ambiente, coincidiu com a solenidade de Pentecostes na Liturgia da Igreja, um clamor vivo que brota no coração de todos os cristãos: “Vinde Espírito Santo e renova a face da Terra”. Essa prece pode estar também em sintonia com a renovação da Terra como nossa CASA COMUM, nosso meio ambiente, nossa biodiversidade em espécies, vegetais e biomas de toda natureza.
Já o Santo Padre Francisco, nos escreveu a Laudato Si, sua carta de amor para com o meio ambiente ameaçado, devastado, explorado, roubado de todas as formas ao longo da história humana…
O jardim da criação, o lugar onde tudo era bom e belo, foi entregue à dominação da cultura que promove o lucro, o ter, o poder, o consumir o dominar. Essa cultura viciante e medíocre, egoísta e perversa, tem um único plano: explorar os recursos naturais do planeta azul para alimentar um sistema imediatista que só pensa no hoje e no agora e se esquece do futuro e das próximas gerações.
Mas, ainda temos tempo, ainda se pode fazer a diferença com ações frutíferas, organizadas e planejadas como as ações da nossa Associação de Desenvolvimento Comunitário de Condeúba – ADCC, que trabalha incansavelmente como sal da Terra e luz do mundo, em sintonia com a comunidade paroquial de Condeúba, pela preservação do meio ambiente e palas pautas da sociedade civil organizada.
É preciso ressaltar a esperança que foi plantada com a fundação de um viveiro de mudas, preparado pela ADCC e que já distribuiu inúmeras, dezenas, centenas de mudas nativas para toda a comunidade… Quantas árvores plantadas? Quanto verde doando? Quantas sementes lançadas?
Isso nos mostra que, em meio a destruição de tudo, ainda temos os poucos operários que somam forças com a Laudato Si do Papa Francisco para salvar a biodiversidade universal.
O padre José Silva, pároco da paróquia de Santo Antônio em Condeúba, costuma dizer que: ” O viveiro de mudas da ADCC é a Laudato Si na prática” Isso significa que o documento do Papa precisa ser transformado em gestos concretos e em atividades descentralizadas, com um dinamismo comunitário, sem radicalismos, mas com diálogo e a cooperação mútua, que gerem frutos de preservação e mude a face da Terra devastada pelo aquecimento global e pelas ações humanas.
O viveiro, fruto de muitas mãos dadivosas, conta com a intensa presença de Eliana Vieira, que trabalha incansavelmente pela manutenção de tudo, de cada detalhe, de cada gotinha de água, de cada muda panta e doada. O trabalho de Eliana, somando ao trabalho de muitos outros operários, sob o olhar atencioso do presidente da Associação, Manoel, tem dado resultados significativos e de muita esperança. Cada gesto, mesmo que pequeno, tem a força de mudar o mundo e uma realidade inteira… Como dizia Santa Terezinha: “Nada é pequeno se feito com amor”.
A CNBB, preocupada com a caminhada de preservação no Brasil, sobretudo olhando para a Amazônia, nossa grande floresta e pulmão do mundo, nos chamou a atenção com uma Campanha da Fraternidade voltada para os biomas de nosso país que vivem na iminente ameaça do desaparecimento total como o Pantanal. O documento do Papa entitulado “Querida Amazônia” foi uma resposta da Igreja para os questionamentos da América Latina sobre a vida da maior floresta tropical do mundo. Não é por acaso que a Igreja vem nos alertando constantemente sobre os pecados ecológicos que praticamos.
Enfim, não faltaram ações, mas faltam adesões ao plano salvador do meio ambiente.
Caminhar na sinodalidade significa caminhar em comunidade fraterna, ouvindo os gritos da Mãe Terra que geme em dores de parto, sofrendo as contratações da destruição, da poluição, do desmatamento, das queimadas, do garimpo ilegal, das cidades que avançam cada vez mais e do capitalismo do lucro e do superfaturamento.
O apelo é para que o Espírito venha e renove toda a Face da Terra e do nosso meio ambiente!
Viva o dia do meio ambiente!!!
Fotos: Diretoria da ADCC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail