Morreu o Cardeal Claudio Hummes arcebispo emérito de São Paulo

Por Paulo Henrique

O Cardeal Cláudio Hummes arcebispo emérito de São Paulo, morreu hoje(4), aos 87 anos de idade

O Cardeal Hummes fez a sua Páscoa definitiva nesta segunda-feira, dia 04 de julho, na cidade de São Paulo, onde teve a graça de ser arcebispo metropolitano.

Dom Cláudio foi um homem fiel a Igreja e perseverou em sua caminhada, deixando um legado de serviço e prontidão pastoral, sobretudo na forte presença social da Igreja na vida da sociedade.

Dom Cláudio foi nomeado Cardeal pelo papa João Paulo II e participou do conclave que elegeu Bento XVI, do qual foi um fiel colaborador em Roma, assumindo missões de destaque a pedido do mesmo pontífice. Na Igreja do Brasil, o Cardeal foi um ícone da luta de proteção aos povos indígenas que formam a Igreja amazônica.

Dom Claudio esteve ao lado do Papa Francisco na elaboração do documento entitulado: “QUERIDA AMAZÔNIA” que nasceu de uma escuta sinodal das comunidades eclesiais que vivem na grande floresta amazônica, bem como os povos indígenas e os ribeirinhos da maior floresta tropical do mundo.

Segundo o próprio Papa Francisco, foi o Cardeal Hummes que o inspirou na escolha de seu nome depois de sua eleição para sucessor de Pedro. Foi o pedido de Dom Cláudio para que o Papa eleito não se esquecesse dos pobres, que fez toda a diferença no coração do Cardeal argentino que adotou o nome de Francisco como uma escolha nova, um modelo de Igreja que busca a proximidade com os pobres e marginalizados, uma Igreja que tem a capacidade de ir para as periferias existenciais, cumprindo sua missão de evangelizar. O legado do Cardeal Hummes será imortalizado na Igreja particular de São Paulo e na Igreja do Brasil que vive um tempo novo de redescobrir a sinodalidade da caminhada para ser cada vez mais fiel à sua verdadeira vocação.
Descanse em paz Dom Cláudio Hummes!

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail