Hábitos diários para prevenção de doenças

Se você faz parte da população que quer viver mais e viver bem, existem alguns hábitos diários para a prevenção de doenças que você precisa conhecer.
Então, pegue o seu bloquinho ou agenda e não deixe passar nenhuma dessas dicas que pode mudar a sua vida a partir de agora.
Afinal, prevenção é o melhor passo em qualquer instante.

Ficou interessado? Então vem comigo!

6 hábitos diários para prevenção de doenças

Para começar bem essa lista e impedir que você acabe fugindo dessa ideia, vá com calma quando o assunto são atividades físicas.
Como o seu médico já deve ter comentado, se exercitar vai além de garantir o emagrecimento ou controle de peso.
Para entender os benefícios dos exercícios físicos, é preciso ir por partes.
Em relação ao peso, as atividades evitam a obesidade, que pode vir acompanhada de uma série de morbidade, como diabetes, pressão alta, colesterol, dificuldades de locomoção e para respirar, entre outras.
Além do mais, os exercícios físicos melhoram a sua musculatura e fortalece os ossos, evitando a osteoporose, fraturas ou mesmo o rompimento e desgaste de ligamentos e ósseo.
Mas não para por aí, ao praticar atividades físicas regulares, você controla melhor o estresse, ansiedade, mantém o equilíbrio hormonal e garante mais energia e bem-estar para o dia-a-dia.
Inclusive, algumas pesquisas mostram que a falta de exercícios físicos está ligada a diversas doenças cardíacas, depressão e outras.

Como o seu médico já pode ter explicado, isso não significa correr uma maratona, mas começar aos poucos, fazendo caminhadas, sessões de dança, pilates ou mesmo andando de bicicleta.

– Alimentação balanceada:
Outro hábito que pode mudar a sua vida e evitar uma série de doenças é a alimentação saudável e balanceada.
Sendo a base de tratamento para doenças como a diabetes, manter uma alimentação equilibrada evita o excesso de gordura, açúcar ou mesmo a falta de nutrientes.
Com isso, você previne o seu organismo da diabetes, triglicérides e colesterol, por exemplo.
Outro benefício da alimentação saudável como hábito é a melhora na concentração e no foco, além de reduzir o estresse e facilitar o controle da compulsão alimentar.
Cuidar da alimentação não é uma questão ensinada desde cedo para as crianças e, com isso, quando adulto, acabam sendo mais difíceis se desprender de alguns hábitos ruins.
A dica é procurar o seu médico e conversar sobre o tema, geralmente, sendo encaminhado até um nutricionista.
Porém, você pode fazer isso em casa mesmo através de algumas bases:
  • Defina horários fixos para se alimentar;
  • Reduza o tamanho das porções;
  • Aumento o número de refeições;
  • Evite comidas congeladas e altamente processadas;
  • Aumente o consumo de verduras e legumes;
  • Coma duas frutas por dia;
  • Prefira os chocolates mais amargos;
  • Reduza o consumo de açúcar e sal;
  • Evite o consumo em excesso de gorduras.
– Beba água:
Um hábito que precisa ser continuamente reforçado e está presente, inclusive, no tratamento renal, é a ingestão de água.
A recomendação médica, é que todo ser humano deve ingerir dois litros de água por dia.
A água ajuda a prevenir doenças porque atua melhorando o funcionamento interno do organismo todo.
Em suma, a água auxilia na quebra de gorduras, ajudando na redução do peso ao mesmo tempo que fornece mais energia e disposição para a sua rotina.
Do mesmo modo, melhora a circulação sanguínea e saúde celular, reduzindo o envelhecimento precoce, levando nutrientes ao corpo todo e deixando o coração mais forte.

O líquido também atua como um tratamento diário para os rins, evitando a sobrecarga renal, eliminando as toxinas, reduzindo inchaço e retenção de líquidos e aumentando a produção de urina.

– Deixe a bebida e cigarro de lado:
Outros hábitos essenciais para a prevenção de doenças e para começar um tratamento para ter um organismo saudável é deixar o cigarro e bebidas alcoólicas de lado.
Esses dois pontos estão associados a mudança no equilíbrio hormonal, estresse, ansiedade, ganha ou perda irregular de peso e acidentes, já que reduz a sua percepção e concentração.
O ideal seja reduzir e eliminar o consumo, algo que pode ser complicado em casos de dependência ou ambientes com muito estresse.
Nesse caso, fazer exercícios respiratórios e físicos ajuda na liberação da tensão, assim como mudar a alimentação.

Porém, o tratamento médico deve ser com profissionais de qualidade, para avaliar o seu caso e encontrar o melhor caminho.

– Faça atividades relaxantes:
Independe do seu trabalho ou estudo, é preciso ter um momento para chamar de seu no dia, o que significa relaxar o corpo e a mente.
Diversas pesquisas mostram que fazer alguma atividade relaxante, ao menos uma hora por dia, estimula o funcionamento orgânico e neural.
Em outras palavras, o seu corpo funciona com mais facilidade e o seu cérebro fica mais saudável.

Dessa maneira, é possível prevenir o estresse, crises de ansiedade, depressão, doenças cardíacas e compulsão alimentar, que pode levar a obesidade e outros problemas de saúde.

– Tenha pessoas que você ama a sua volta:
Para finalizar, o ser humano é sociável, o que significa que estar no meio de outras pessoas tem relação sim com a sua saúde.

Ficar ao lado de pessoas tóxicas, por exemplo, reduz a autoestima e foco, aumenta os picos de ansiedade e estresse e pode até causar arritmias.
Por isso, é importante estar ao lado de pessoas que você ama e causam a sensação de relaxamento e bem-estar que você precisa.
Esse convício social é capaz de alterar o seu humor, melhorar a sua concentração, evitar a fome e desequilíbrios hormonais e até mesmo garantir a qualidade de vida que você merece.

Assim, procure conhecer mais as pessoas a sua volta, interagir, dividir experiências ou até mesmo se distanciar quando for necessário.

Conclusão
Os hábitos diários para prevenção de doenças atuam na sua capacidade física e mental, reduzindo ou aumentando as chances de desenvolver uma morbidade.
Então, alie cada um desses hábitos para ter uma rotina mais saldável com exercícios físicos e, na dúvida, converse com um médico para um tratamento mais intensivo.
Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.