Guardem esse dia histórico em Condeúba

Por Paulo Henrique

De pé a vice-prefeita Mara Rúbia, ex-prefeito Odílio da Silveira, o atual prefeito Silvan Baleeiro, ex-prefeito José Augusto (Guto), ex-prefeito José Maria Terêncio (Lili), ex-prefeito Antônio Terêncio (Toinho), e sua mãe na cadeira de roda ex-prefeita Djalma Sousa todos diante da Bandeira de Condeúba.

Nesta quarta-feira dia 27 de setembro de 2023, foi um dia histórico para a nossa Condeúba. Nunca, em 162 anos de emancipação, aconteceu um momento assim. Uma reunião realizada na residência da ex-prefeita Sra. Djalma Sousa entre os ex-prefeitos com o atual prefeito Silvan Baleeiro e sua vice-prefeita Mara Rúbia. O prefeito Silvan Baleeiro como idealizador desse encontro histórico disse: “Como prefeito, fiquei imensamente agraciado por ter me encontrado com os meus antecessores na Prefeitura.
Desejei realizar esse momento e escolhi a casa de dona Djalma Sousa, para realização do primeiro encontro de prefeitos em Condeúba, aos quais agradeço pela presença e por terem priorizado o dia e o convite.
Foi um gesto de homenagem e agradecimento aos prefeitos: Toinho Terêncio, Djalma Sousa, Odílio Silveira, José Maria Terêncio e José Augusto Ribeiro, não podendo deixar de recordar os prefeitos falecidos, os quais dedicaram parte de suas vidas pelo bem do povo condeubense e, agora, já estão na eternidade de Deus.
A política de Condeúba sempre foi dinâmica e muitos grupos e gestores se alternarvam na condução do município. Vivemos em uma democracia e as diferenças são normais. Ninguém pensa igual a ninguém e cada agente política tem a sua ideologia, seu posicionamento, seu jeito particular de trabalhar e tomar as decisões.
Neste encontro de hoje, celebramos o que trazemos em comum: amor por Condeúba.
Na minha fala, pude explanar as dificuldades que estou encontrando na governança: poucos recursos e muitos compromissos. Expliquei as ações, as articulações, os problemas diários e as nossas preocupações futuras, inclusive, pedi aos colegas prefeitos, para que orientem seus candidatos à Prefeitura na construção de planos de governo que não venham a paralisar a gestão pública, observando o que está acontecendo e o que não pode vir a acontecer num futuro próximo, como é o caso dos concursos públicos. Penso que o município não pode realizar nenhum concurso de massa para os próximos anos, exceto em casos específicos e constitucionais.
Enfim, cada prefeito que passou, sabe do que estou falando, pois eles viveram tudo isso na pele e experimentaram tais dificuldades que impossibilitaram a realização de muitas outras ações.
A manhã deste dia 27 de setembro, não foi para prestar contas de meu mandato, mas foi para compartilhar as nossas experiências. Com alegria, tive a oportunidade de ouvir cada um dos colegas prefeitos e, juntos, além de falar sobre o município, aproveitamos para sorrir de muitas coisas, falar de histórias passadas, tomar um bom café, registrar a nossa fotografia com a bandeira da cidade, nos abraçar e confraternizar a vida e o legado que deixamos para o povo. Foi um momento nosso!
Cada um é importante. Seu Lili, Odílio, Guto, Toinho, d. Djalma, todos trabalharam incansavelmente para que pudéssemos chegar aos dias atuais com uma sociedade mais respeitosa e democrática. Em tempos passados, talvez um encontro assim não seria possível.
Graças a Deus estamos caminhando para eleições mais sadias e descendentes. Isso já é um bom sinal.
Eu sei que os grupos políticos irão continuar, as disputas acontecerão e é preciso que exista essa dinâmica de escolhas e posicionamentos. Isso faz bem para a construção e manutenção de nosso estado democrático de direito.
Enfim, este momento de enfermidade, está me permitindo realizar algumas agendas que eu não conseguia anteriormente.
Agradeço o carinho e a atenção dos meus amigos ex-prefeitos. Foi muito bom e estou realizado por termos conseguido esse diálogo fraterno e essa convivência.
Um agradecimento especial a minha companheira Mara Rúbia que esteve comigo no encontro e colaborou com a nossa programação. Obrigado!
Desejo que os próximos gestores, continuem promovendo encontros assim e, quando eu estiver como ex-prefeito, quero ser convidado para esses momentos de confraternização e partilha.
Que Deus abençoe a nossa Condeúba!
Foi marcante em minha caminhada política” finalizou o prefeito Silvan.

Fotos: Medonho

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail