Dom Hélder Câmara, torna-se Venerável

Por Paulo Henrique

Dom Hélder Câmara, um homem Eucarístico e que agora se torna um venerável, dando mais um passo em seu processo de beatificação e depois canonização.

Na terra dos altos coqueiros, aconteceu o 18° Congresso Eucarístico Nacional em Recife – Pernambuco, com a ilustríssima presença do Cardeal Marto, legado pontifício do Papa Francisco enviado para presidir o Congresso Nacional.
Com o lema: “Pão em todas as mesas” o Congresso celebrou a beleza da Eucaristia na caminhada missionária da Igreja Católica no Brasil, refletindo sobre o sacramento do corpo e sangue de Jesus, mas, sem deixar de lado a dimensão humana, social, caritativa e fraterna do mistério eucarístico que é celebrado em comunidade. Daí nasce o lema: “pão em todas as mesas”, desejo de Dom Hélder Câmara, um apaixonado pelos pobres, pelo amor aos pequenos e pela partilha do pão.
Este Congresso Eucarístico foi especial e carregado de muitos significados, principalmente por ter voltado o olhar a Dom Hélder e ao seu legado deixado no Recife e no Brasil inteiro.
A cruz peitoral que Dom Hélder trazia consigo, foi um ícone das celebrações do Congresso. Todos os bispos presentes receberam uma réplica fiel da cruz verdadeira e, todos eles, assim como Dom Hélder, puderam ter em seus corações a cruz de madeira que representava a pobreza e o despojamento do grande profeta do Recife.
Dom Hélder viveu uma vida intensa de pobreza, simplicidade, despojamento, alegria, amor aos pobres e muito zelo pastoral. Ele foi um verdadeiro santo porque se tornou verdadeiramente humano e agora está em processo de reconhecimento das suas virtudes beatíficas e sua santidade. E, para dar mais um passo neste processo, Dom Fernando Saburido, anfitrião do Congresso Eucarístico e atual Arcebispo de Recife, anunciou a decisão de Roma, por meio de um decreto, que elevou Dom Hélder a categoria de venerável. Por tanto, com a permissão de Roma e da Santa Sé, podemos venerar a memória de Dom Hélder, pedir a sua intercessão e rezar em sua companhia, pois, com certeza ele já roga pela Igreja do Brasil junto de Deus e de Nossa Senhora Aparecida, nossa rainha e padroeira.
Como dizia o Papa João Paulo II: “O Brasil precisa de santos” e esse desejo do Papa está se concretizando em muitos homens e mulheres que buscam a santidade e a perfeição de vida diante de Deus.
Hélder Câmara marcou profundamente a história do Brasil e faleceu em agosto de 1999, deixando no coração do Recife uma memória viva de amor a todos e ao seu ministério profético.

“O amor é o perfume das almas.”
(Dom Hélder Câmara).

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail