Dia Municipal da Cultura: confira os avanços recentes em Vitória da Conquista

Nesta segunda-feira, dia 14 de março, o cineasta Glauber Rocha estaria completando 83 anos. Foi para fazer uma homenagem ao nascimento do artista conquistense que ganhou projeção internacional, que a Prefeitura de Vitória da Conquista instituiu esta data como o Dia Municipal da Cultura.

Hoje, os motivos para comemorar são muitos. Ainda na última semana, a prefeita Sheila Lemos assinou a escritura da casa onde Glauber Rocha viveu, do nascimento até os nove anos de idade, na Rua Dois de Julho. Agora, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Secult) dará prosseguimento ao projeto do Memorial Glauber Rocha, visando preservar a história e memória do artista no local que ele passou o início da vida.

Realizar e apoiar mostras artísticas também têm sido o foco da Secult. Entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, mais de cinco mil pessoas passaram pela Casa Memorial Régis Pacheco para prestigiar a exposição em homenagem aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, com participação de 24 artistas conquistenses. Anteriormente, em novembro, o órgão apoiou a ExpoArte Conquista, no Museu De Kard, em celebração aos 181 anos da Joia do Sertão Baiano.

Destaque ainda para o Edital Arte e Cultura, que destinou R$ 300 mil para premiar os trabalhos de 400 artistas conquistenses, nas áreas de música, teatro, produção, literatura, dança e muitas outras. A medida foi uma forma de minimizar os prejuízos dos artistas locais, uma das classes mais prejudicadas com a suspensão das atividades exigida pela pandemia.

A última edição do Natal Conquista de Luz também marcou a cidade. Com a Praça Tancredo Neves recebendo uma nova modelagem de decoração, mais bonita e sustentável, o evento trouxe apresentações de música, teatro e ternos de reis para o público.

O gestor da Secult, Eugênio Avelino (Xangai), revela as novidades que estão sendo programadas para o São João. “Estamos agora focados também na realização de uma festa junina muito diferente, muito boa, com artistas daqui da cidade, do município, e atrações dentro do conceito da festa junina. Paralelamente, uma oferta para atender e mostrar que a classe artística e do teatro também tem vez no São João, com mini peças entre uma atração e outra, para que o público esteja sempre ligado nos acontecimentos”, disse.Conservatório de MúsicaCrianças participam de contação de história na Biblioteca

A Secult também tem mantido em pleno funcionamento o Conservatório Municipal de Música, com aulas de instrumentos gratuitas para a população. E na Biblioteca Municipal José de Sá Nunes, os conquistenses têm encontrado espaço e apoio para realizar lançamentos de livros.

Destaque também para a atuação do Conselho Municipal de Cultura, que tem colaborado ativamente com os rumos das discussões e ações do município nessa área. Inclusive, o órgão irá anunciar o nome das duas personalidades que irão receber a Medalha Mérito Cultural Glauber Rocha, na Câmara de Vereadores, na próxima sexta-feira (18), como reconhecimento às contribuições para o desenvolvimento, difusão e valorização de iniciativas culturais na cidade.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail