De 20 leitos de UTI anunciados pela Sesab o HCC só tem 10

da Redação com informações da Secom

O paciente mais grave, em alguns casos, sem o respirador, a chance de vida é reduzida a quase ZERO

Na nota que a Secom divulgou na noite desta sexta-feira (19), com o título Conquista pede esclarecimento ao Estado sobre respiradores e leitos de UTI do HCC, não existe nenhuma dúvida.

O secretário Fábio Vilas-Boas divulgou na TV Bahia/Globo, e na imprensa baiana, que o HCC foi contratado e habilitado para atender a demanda de Covid -19, com 20 leitos de UTI, em Vitória da Conquista.

Recuo

Segundo informações, o HCC divulgou uma nota produzida pela sua assessoria de imprensa, onde tenta sugerir que houve equívoco, e que está habilitado para atender a pacientes em 20 leitos, com a penas 10 respiradores. O ofício do hospital a SMS não deixa dúvida.

A reportagem do BRG apurou que o diretor Clínico do Hospital, Vinícius de Brito Rodrigues, teria manifestado preocupação. Os pacientes mais graves, infectados com a Covid -19, no HCC, só irão contar com 10 respiradores. Confira acima o ofício do hospital.

Reunião

A Secretaria Municipal de Saúde tem reunião agendada na tarde deste sábado, para tratar o grave problema. Naturalmente, a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira e a CGC – Comitê de Gestão de Crise da Covid, cujo coordenador é o secretário da Administração, Kairan Rocha, deverão divulgar uma nota oficial para esclarecer a situação no HCC.

O certo, é que o paciente mais grave, em alguns caos, sem o respirador, a chance de vida é reduzida a quase ZERO.

Governo Federal

O prefeito Herzem Gusmão (MDB), já acionou o Ministério da Saúde para resolver o problema. Ontem à noite, por volta das 23h30, por telefone, o deputado federal Elmar Nascimento (DEM), disse que está conseguindo 10 respiradores, que serão disponibilizados para Vitória da Conquista.

Sesab

O prefeito, antes de acionar Brasília, ligou para o secretário Fábio Villas-Boas, que não atendeu, e não retornou. Mensagem pelo SMS, relatando o problema, também foi enviada pelo prefeito ao titular da Sesab sem sucesso.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail