Covid-19: Leitos são desmobilizados em Vitória da Conquista após queda no número de infectados

Foto: Reprodução/G1

Com a queda das internações em decorrência da Covid-19, a prefeitura de Vitória da Conquista, encerrou o contrato com o Hospital São Vicente de Paula, onde haviam leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar a doença. Além disso, o governo da Bahia decidiu não renovar o contrato com o Hospital de Clínicas de Conquista (HCC), que também contava com leitos clínicos e de UTI para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o contrato tem vigência até a segunda quinzena de outubro. Para a desmobilização, o órgão analisou critérios como taxa de ocupação, número de casos ativos e cobertura vacinal. A cidade contava com 30 leitos de UTI e 38 leitos clínicos, no entanto, com as duas desmobilizações, o município para a ter 18 leitos clínicos e 10 de UTI, que ficam no Hospital Geral de Vitória da Conquista.

De acordo com Ramona Cerqueira, secretária de saúde do município, a queda dos números e da pressão no sistema de saúde possibilitou a desmobilização. “A gente percebe que os números vêm caindo ao passar do tempo e que a gente vem diminuindo a pressão no nosso município. Hoje temos apenas seis pacientes internados e a gente entende que esse cenário vai melhorar ainda mais”, disse ao G1.

Questionada sobre a possibilidade da reativação de leitos, caso necessário, a secretária disse que cada cenário será analisado. “A cada cenário que vier iremos fazer avaliação e tomar as medidas necessárias”, completou.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail