Condeúba São João 2019: Mantida a tradição de acender as fogueiras nas residencias no dia 23/6

Por Oclides da Silveira

As pessoas tem a tradição de rezar para Santo Antônio, São João e São Pedro logo após acender a fogueira às 18:00 horas no dia 23/6. Ato sempre acompanhado de fogos de artifícios, chuvinhas e outros

Neste domingo dia 23 de junho de 2019, foi mantido a tradição das pessoas acenderem suas fogueiras nas residencias. Estivemos em vários locais da zona rural a partir das 18:00 horas nesta véspera de são João e podemos observar que quase em todas as residencias tinham fogueira queimando.

São João transforma tudo nesta época, mudam os usos e costumes do povo, alimentação é típica com assados de pernil, lombo, caldo de frango, canjica, chá de amendoim, quentão, pipoca, arroz com frango, batata assada, amendoim cru e torrado, chocolatada, biscoitos e bolos de vários tipos e sabores  e tantas outras iguarias. A culinária junina é deliciosa.

Nas cidades muitos moradores se ajuntam e fazem o São João partilhado, fecham o quarteirão e o enfeita com bandeirolas, balões, palhas de coco, ilumina o local com gambiarra, bota mesas e cadeiras na rua, acendem suas fogueiras, fazem as orações de praxe em redor das fogueiras já acesas, logo após, partem para a comemoração, comendo bebendo, dançando muita quadrilha e forró ali mesmo no meio da rua, o coro come vai até o sol raiá no dia seguinte.

Vereador Arlindo Cruz

Vereador Carlito José Pereira

Vereador José Ribeiro Reis

Vereador e Presidente do Legislativo condeubense Maurilo Guilherme de Sousa

Demos uma busca e vimos curtindo o São João os vereadores Maurilo Guilherme que fez sua festa no dia 21 fechando o quarteirão da Rua 21 de Abril no Divino. Arlindo Cruz que abriu as portas do seu sítio no Barreiro Grande com uma festança. José Reis com sua esposa dona Vita, que partilhou o conforto de sua residencia com o povo e fez uma boa comilança e dançou muito forró e Carlito que partilhou com a comunidade do fogueirão coletivo do Tamboril e depois uma bela exibição da quadrilha junina quilombola, fechou com uma grande forró comandado pela banda  Soares do Forró, que é composto por Sula vocalista, Silvan tecladista e Aline coral. Esta banda vem sendo a maior atração musical do município, tem arrastado multidões em seus shows, a pista da Associação ficou pequena para tantos casais dançando e outros a espera que queriam participar.

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.