Condeúba São João 2019: Detalhes na decoração da maior festa do ano no município, com apoio da Bahiatursa

Por Oclides da Silveira

Festa de Santo Antônio realizada no dia 13/6 no anfiteatro Dom Homero Leite Meira, da qual a Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer foi uma dos festeiros deste ano

Santo Antônio, São João e São Pedro, três Santos da Igreja Católica que são festejados em Condeúba. Suas datas festivas todas no mês de junho, seus calendários transformam a cidade, alterando seus usos e costumes, como fechamento de ruas e praças. As quais começam de forma oficial no dia 1º de junho com início do Trezenário de Santo Antonio, que é o padroeiro do município, seu encerramento se dá no dia 13 com uma grandiosa festa.

Em seguida, as atenções mudam para as festas de São João, que se iniciam no dia 21 de forma oficial, com uma homenagem prestada pela Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer a um condeubense ausente, ou amigo de Condeúba. Este ano foi prestada uma homenagem a uma amiga de Condeúba, a Sra. Maria Aparecida de Almeida Castro ela que é dona da fábrica de confecções, não nasceu aqui, mas em contra partida trouxe algo para beneficiar a população condeubense. Aí tem festas até o dia 24. Ainda tem também o São Pedro no dia 29, que são feito as fogueiras e comemorado normalmente pelos viúvos. Tendo em vista que todas as escolas do município fazem suas festas juninas ao longo do mês de junho.

A realização do São João 2019 de Condeúba conta com o apoio da Bahiatursa

RELAÇÃO DE PRODUTOS E MATERIAIS USADOS: Juta, fitas de várias cores, balaio, peneiras, chapéus de palha, barbante, cola-quente, chita, TNT, bandeirolas, fitilho, madeira, madeirite, fios, lâmpadas, soquetes, refletores, Led-RGB, pregos, colas, espuma, grampos, tinta, papel, garrafa, plástico e palha de coqueiro. Depois de preparada toda a alegoria dentro do salão de produções artesanais, surge a equipe de instalações composta de homens e mulheres com as especialidades de pedreiro, eletricista, carpinteiro, assessorados por maquina enchedeira, escadas, cordas e outros. Tudo isso aplicado devidamente nos seus respectivos locais transformando a cidade numa magnífica obra prima. Tudo foi comandado pelo diretor de Cultura Ygor Roberto e sob a orientação da artesã e professora Maria de Fátima Rocha e também do artista plástico Werley Luiz Viana Santos o popular “Veias”.

PRODUTO FINAL EM EXPOSIÇÃO: 20 Pufs, 40 peneiras decoradas, 120 lembranças para ser distribuídas nas mesas, 45 chapéus decorados, 20 raias (pipa), uma capelinha, dois portais de entrada e muitas bandeirolas espalhadas desde a Praça do Forródromo, desce pela Av. Brasilia e este ano foi enfeitada também a Praça Santo Antônio sobre o anfiteatro Dom Homero Leite Meira.

A concentração dos confeccionadores dos enfeites, são tantas que muitas vezes extrapolam os horários de trabalho, refeições e outros, surgem muitas divergências nas conclusões de cada etapa do serviço, por conta de material que nem sempre está a disposição no momento, outro aspecto se trata dos funcionários, que também sempre funciona num quadro a menor, ai ficam seguimentos do trabalho sofrendo atrasos. Tudo isso e outros incidentes ocorre e gera reações diversas entre os funcionários, que usam palavreados escusos do momento, para extravasar aquela tensão gerada no ambiente, por conta do cansaço e desgaste. Sendo que depois de tudo concretizado, eles se juntam e expressam palavras inóspitas pelo local de trabalho, como nós somos felizes porque realizamos tudo e acaba em comemorações, superando as arestas provocadas pela tensão do momento. Valeu galera e VIVA SÃO JOÃO!!!

Programação oficial das atrações do São João 2019 em Condeúba. Com apoio da Bahiatursa

RELAÇÃO DOS PERSONAGENS DA EPOPEIA :

Ygor Roberto, Maria de Fátima, Warley “Veias”, Nilde, Isabel, Ana Rocha, Maria Aparecida, Ilza, Josilene, Ricardo, Filinto, Alex, André, Douglas, Marcelo, Valdinho e Oclides da Silveira.

Fotos: JFC/Gilmar Garcia

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.