Condeúba/Riacho Seco: Foi realizada a 1ª Noite Cultural da Comunidade, um sonho do finado Manoel Barbosa

Por Geane Carlos dos Santos

As professoras Edite e Regiane David posando para a foto junto ao velho carro de boi

Foi realizada na noite deste sábado dia 2 de setembro de 2023, a 1ª Noite Cultural do Riacho Seco. A abertura ocorreu com o coral São Sebastião Riacho Seco com as músicas de boas-vindas ao público.

Em seguida teve um prévio  momento de oração com Andreia integrante da Comunidade. Depois foi cantada mais duas músicas pelo mesmo Coral, que refletiu sobre o convívio familiar.

Dando continuidade com a apresentadora Edite que explicou o motivo da noite cultural, em que foi uma ideia do saudoso Manoel Barbosa que tinha pensado em um momento para unir as famílias, porém ele faleceu precocemente e não teve tempo hábil para realizar essa sua vontade.

Pela ordem, o casal Leonardo e Joice Kelly fizeram a leitura do cordel Coração Nordestino. a seguir, a apresentadora Edite convidou o Grupo da Terceira Idade de Condeúba e o Grupo Bem Viver para recitar alguns versos, o quais dançaram duas músicas.

Geane recitou um cordel readaptado, contando um pouco a história da Comunidade do Riacho Seco de Gerosino. Logo a seguir, o Cantor Lé de Cordeiros se apresentou com sua viola e convidou Tharlles e Manoel Pardinho que juntos cantaram algumas músicas sertanejas.

Pela ordem, foi a apresentação do grupo de danças da Comunidade de Olho d’Água, que desta feita, trouxe o ritmo do forró, cantando algumas músicas como Asa Branca e dançaram a música Americana Country.

Leonardo Maria também teve a sua brilhante participação com voz e violão cantando algumas músicas popular e para finalizar a noite, com um grande forró animado pelo fantástico Nandinho dos Teclados.

A Comissão Organizadora deste grande evento cultural, agradeceu primeiramente a Deus pelo dom da vida, a Manoel Barbosa (in memorian) autor dessa brilhante ideia e depois a todos os colaboradores que fizeram com que este evento acontecesse.

A começar pela Comunidade Riacho Seco, Nandinho dos Teclados que doou o show, a Prefeitura de Condeúba, o vereador Reginaldo, além de todas as demais comunidades e pessoas que apresentaram e se fizeram presentes.

Na ornamentação foi apresentado objetos representando um pouco da cultura antiga do nosso lugar: carro de boi, roda de tecer, panelas de barro, ferro de passar roupa aquecido com brasa, entre outros, e um pouco das conquistas do futebol que é tradição na comunidade.

No local houve uma grande quermesse, cuja a arrecadação será total em prol da reforma da Igreja Católica local.

Veja o video das antiguidades

Fotos: Geane/JFC

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail