Condeúba: Realizado a 5ª Romaria das Comunidades (Católicas)

Por Oclides Silveira

Aconteceu hoje domingo dia 24 de julho de 2016 a 5ª Romaria das Comunidades Eclesiais em Condeúba, primeiro houve uma concentração as margens da Barragem do Champrão por volta de 7:30hs, iniciou-se com uma mística, depois a colocação de uma placa com os dizeres: “Preserve o Meio Ambiente, casa comum nossa responsabilidade”, em seguida o Padre Osvaldino fez a leitura de um contrato que será lavrado entre a Paróquia e as Comunidades Eclesiais, para plantar uma árvore em todas as Igrejas da Zona Rural.IMG-20160724-WA0081O contrato contém seis cláusulas, destacamos apenas duas a seguir, 5ª) Tratar as arvores e todos os seres vivos como obras da bondade e da misericórdia de Deus para com a humanidade e a 6ª) Viver na companhia e ser companheiro desta planta durante toda vida dela e minha, bem como ajudar toda a comunidade a se conscientizar da necessidade de cuidar das plantas e de toda a natureza.

IMG-20160724-WA0094 - CopiaPela ordem o Padre Osvaldino chamou os dois candidatos a Prefeito de Condeúba Guto e Silvan para plantar uma muda de Pau Brasil e assim os fizeram conjuntamente, numa demonstração de grandeza, cordialidade e respeito ao povo e a natureza, depois os dois candidatos lavaram as mãos na mesma água que molhou a planta, momento histórico na política arraigada de antigamente, que não tem mais sentido nos tempos modernos, parabenizamos o Padre Osvaldino pela brilhante atitude e também aos dois candidatos Guto e Silvan pela participação.

Depois do plantio do Pau Brasil, que alguns mudaram o nome para “Pau Condeúba”. A multidão saiu em procissão da banca da barragem pela estrada de terra rumo ao asfalto, se aproximando da BA 263, houve a primeira Estação da Via Sacra com o seguinte tema: “Como está nossa casa comum? A realidade”. A leitura foi feita pela comunidade de Piripá.IMG-20160724-WA0098Em seguida entraram no asfalto até o Posto Cajueiro, onde foi feito a segunda Estação com o tema: “A luta do povo”. Que ficou a cargo da comunidade de Tremedal.

A Procissão ingressou na cidade com um grande volume de adeptos calculado em torno de duas mil pessoas, e foi feito a terceira e última Estação em frente à Creche Vovó Clemência Sofia, com o seguinte tema: “As vitórias do povo”. Que ficou a cargo da comunidade de Cordeiro.

IMG-20160724-WA0106 - CopiaDali saiu rumo ao destino final, na quadra poliesportiva do Colégio Alcides Cordeiro, onde foi servido um café da manhã, depois houve duas palestras com os membros da CPT – Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Caitité, uma com o Sr. Gilmar dos Santos sobre o tema: “A conjuntura política e os desafios para as comunidades”. Depois teve um debate aberto.

Em seguida João falou sobre o tema: “Laudato si” ou (louvado seja), participaram da discussão Carlos JG e João Batista. Esgotado o assunto, foi dado uma pausa para um almoço partilhado. Na seqüência deu-se a Celebração da Santa Missa de envio pelo Padre Osvaldino Barbosa, tendo como co-celebrantes o Padre Mário de Tremedal e o Diácono Ademilson. O evento encerrou-se às 16:00 horas.

Fotos do Evento Abaixo:

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail