Condeúba: realizada a festa de encerramento de Santos Reis da Frota Comunidade do Olho D’água

Por Oclides da Silveira

A busca da Bandeira, momento de saída da casa do casal Cláudio e Neusa

Neste sábado dia 26 de janeiro de 2019, foi realizado a festa de encerramento da Companhia de Reis do Olho D’água que tem como seu dirigente o Sr. Antônio José Pereira. A festa começou às 18:00 horas com um jantar servido para os reiseiros, as rezadeiras da Ladainha e seus acompanhantes. A Companhia de Reis saiu para cantar este ano, já com a data definida para a realização desta festa.

Logo mais às 20:00 horas deu-se inicio a busca da Bandeira de Santo Reis na casa do casal Cláudio e Neusa chegando lá o Terno de Reis cantou a música solicitando a entrega da Bandeira que por sua vez e mantendo a tradição, saiu pela janela. (Mesmo caminho que o menino Jesus fez quando a tropa do Rei Herodes entrou numa casa onde estava o menino Deus, logo ele saiu pela janela e fugiu dos seguidores de Herodes), “Bíblia”.

Assim, os reiseiros seguiram viagem pela estrada rumo à casa do Sr. Ananias (Tuta), em posse da Bandeira e cantando o langa, acompanhados das rezadeiras que traziam velas acesas e uma grande queima de fogos. Seguiram o cortejo festivo, com muita alegria e entusiasmo, uma grande quantidade de pessoas entre devotos e admiradores da Folia de Santo Reis.

Chegando ao seu destino, a Frota de Reis do Olho D’água cantou o Reis da Porta, entrando na residencia do Sr. Ananias (Tuta), cantou ainda os Reis da Lapinha e de Agradecimento, seguido pelas contra-danças.

As rezadeiras: Branca de Juvenal, sua filha Dinalva, dona Adelina e Fia de Titó.

Precisamente às 21:00 horas deu-se início à Ladainha de Nossa Senhora do Amparo, que em seguida foi oferecida aos Santos Reis. As rezadeiras oficiais foram as Senhoras: Branca de Juvenal, sua filha Dinalva, dona Adelina e Fia de Titó. Teve ainda os colaboradores que respondem a Ladainha que normalmente estão presentes, como o Sr. Juvenal, Erotildes, Darli, Antônio de Beca, os irmãos Dão, Antônio, José e Manoel de Moises, esteve participando também a vereadora Nena entre outros. O Sr. Tuta dono da festa segurou a Bandeira todo o tempo que durou a Ladainha.

Isabel Silveira com 94 anos se dirigiu para beijar a Bandeira de Santo Reis

Depois da conclusão da Ladainha, o Sr. Tuta se pôs com a Bandeira na mão na horizontal e formou-se uma fila dos devotos para beijá-la. Para encerrar a festa, foi a vez de apresentação da Companhia Viva Santo Reis do Distrito de Irundiária município de Jacaraci, que é coordenada pelo Sr. Osvaldo Soares da Silva, o qual fundou essa Frota de Reis há 12 anos, que tem por tradição de cantar as 6 noites de Reis. Como destaque desse Terno de Reis, foram os instrumentos muito bem executados, as vozes bem colocadas e os gaiteiros Cleberson e Manoel em especiais são muito bons. parabenizamos essa Companhia de Reis pela bela exibição.

A Frota de Irundiária se ajoelhou cantando diante da Lapinha

Fotos: JFC

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário sobre “Condeúba: realizada a festa de encerramento de Santos Reis da Frota Comunidade do Olho D’água

  1. Parabéns aos reiseiros, organizadores, fiéis e povo em geral, esta festa de Reis é muito linda, cultura que temos que apoiar e valorizar. Quero também agradecer aos foliões de Irundiaria pela visita e bela apresentação na Comunidade do Olho D’água, que Deus abençoe a todos e no próximo ano estaremos juntos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *